Garupa O que é crupe?
O crupe é uma infecção contagiosa do trato respiratório superior que interfere na respiração e causa uma tosse característica que é distintamente semelhante a um latido. Todos os sinais e sintomas de Crupe, incluindo tosse, são causados por inchaço ao redor das cordas vocais, traqueia laríngea, também conhecida como traquéia, e tubos brônquicos, também conhecidos como brônquios. Ao tossir, o ar é forçado através desta passagem estreita e as cordas vocais inchadas produzem um som semelhante a latidos. Por razões semelhantes, o estridor, um som de assobio agudo, pode ser ouvido durante a respiração. A crupe é um tipo de doença que geralmente ocorre em crianças mais novas. Normalmente, ela não é grave e na maioria dos casos pode ser tratada em casa.
Causas Por que crupe acontece?
O crupe é comumente causado por uma infecção viral, mais comumente um vírus parainfluenza. As crianças podem contrair um vírus inalando gotículas respiratórias infectadas que são liberadas no ar quando uma pessoa doente espirra ou tosse. As partículas do vírus nestas gotas podem igualmente sobreviver por muito tempo em brinquedos e em outras superfícies. Se uma criança toca em uma superfície contaminada e depois toca os olhos, nariz ou boca com as mãos, o vírus pode entrar no sistema e uma infecção pode ocorrer. Crianças entre os 6 meses e os 3 anos de idade correm maior risco de contrair crupe. Como as vias aéreas das crianças são mais estreitas, elas são mais propensas a mostrar os sinais e sintomas do crupe com maior destaque.
Quais são as complicações do crupe?
A maioria dos casos de crupe é caracterizada por sintomas leves. Em uma pequena porcentagem dos casos, as vias aéreas podem estar tão inchadas que a criança não pode respirar. Em casos raros, uma infecção bacteriana secundária da traqueia pode ocorrer, causando novamente dificuldades respiratórias. Qualquer dificuldade respiratória sempre requer cuidados médicos de emergência. Apenas muito poucos casos de crupe que requerem atendimento de emergência exigem hospitalização.
Como prevenir o crupe?
As precauções e medidas para evitar crupe são as mesmas que aquelas para prevenir resfriados e gripes. Hábitos de higiene saudáveis e lavagem frequente das mãos são as medidas mais importantes. As crianças devem ser mantidas longe de outras pessoas que
estão doentes. Os indivíduos devem ser encorajados a tossir ou espirrar em seus cotovelos, em vez de em suas mãos. As vacinas das crianças devem ser mantidas atualizadas para evitar infecções secundárias mais graves. As vacinas contra difteria e Haemophilus influenzae tipo B (Hib) protegem contra algumas das infecções respiratórias superiores mais raras, mas perigosas. No entanto, nenhuma vacina eficaz foi desenvolvida para proteger contra os vírus parainfluenza.
Sintomas Quais são os sintomas de crupe?
Os sinais e sintomas de crupe geralmente começam de maneira semelhante a um resfriado típico. Se houver inflamação e tosse suficientes durante o curso da doença, a criança desenvolverá sintomas que são exacerbados pelo choro e pela tosse, começando com uma tosse alta semelhante a um latido. A ansiedade e agitação relacionadas à tosse podem levar a um ciclo de piora dos sinais e sintomas. Além da tosse, outros sinais e sintomas de crupe incluem febre, voz rouca e respiração barulhenta e cansada. Os sinais e sintomas do crupe são tipicamente piores à noite e geralmente duram de três a cinco dias. Se os sintomas de uma criança forem graves, piorarem com o tempo, durarem mais de três a cinco dias ou não responderem ao tratamento doméstico normal, um médico deve ser consultado. Atenção médica urgente deve ser procurada se a criança fizer sons respiratórios altos e agudos, inspirando e expirando, fizer sons respiratórios agudos quando não estiver chorando ou excitado, babar ou tiver dificuldade em engolir, parecer mais ansiosa, excitado, cansado ou letárgico do que o habitual, respira mais rápido do que o normal, tem dificuldade em respirar ou tem uma descoloração azulada ou acinzentada da pele no nariz, boca ou unhas.
Métodos de diagnóstico Como é diagnosticado crupe? O crupe
E geralmente diagnosticado por um médico durante um check-up normal. O médico observará a respiração da criança, ouvirá o peito da criança com um estetoscópio e examinará a garganta. Em alguns casos, exames de imagem como radiografias ou exames laboratoriais para descartar outras possíveis doenças podem ser necessários para fazer o diagnóstico correto.
Métodos de tratamento Como é tratada a garupa?
O tratamento do crupe depende normalmente da severidade dos sinais e dos sintomas. Embora o descanso seja normalmente suficiente, se os sintomas da criança durarem mais de três a cinco dias ou piorarem, o médico pode prescrever um tipo de esteróide para reduzir a inflamação nas vias aéreas. Os benefícios deste medicamento são geralmente sentidos dentro de algumas horas. Devido aos seus efeitos duradouros, é normalmente recomendada uma dose única. O médico também pode prescrever terapia inalatória para reduzir a inflamação das vias aéreas. Os efeitos destes medicamentos são vistos rapidamente, mas também desaparecem rapidamente. A criança provavelmente precisará ser observada na sala de emergência por algumas horas antes de ir para casa, para que o médico possa determinar com certeza se uma segunda dose é necessária para a criança. Em casos muito graves de crupe, a hospitalização pode ser necessária para o monitoramento adequado da condição e tratamento adicional.
Como é que passa a garupa?
A grande maioria dos casos de crupe pode ser tratada em casa. No entanto, os sinais e sintomas de crupe podem ser assustadores, especialmente se uma ida ao médico ou à sala de emergência for necessária por causa da falta de ar. O tratamento para crupe é tipicamente baseado na gravidade dos sintomas. É importante manter a criança relaxada e calma durante o crupe, pois choro e agitação pioram a obstrução das vias aéreas. Abraçar, cantar canções de ninar ou ler uma história calma pode ajudar. Se a criança tiver brinquedos favoritos, eles podem ser dados a ela. No entanto, esses brinquedos não devem ser compartilhados com outros sem limpeza higiênica. Como é importante que a criança permaneça calma, os pais também devem tomar cuidado para falar em um tom calmante.
Mudanças de estilo de vida e cuidados domiciliares para crupe
A garupa geralmente resolve dentro de três a cinco dias. Algumas precauções simples durante esse período podem ajudar a criança a relaxar. Primeiro de tudo, é importante manter a calma. A criança deve ser confortada ou distraída. Abraçar, ler um livro ou jogar um jogo tranquilo pode ajudar. Chorar dificulta a respiração. A criança doente deve ser mantida em uma posição confortável e ereta. Segurar a criança no colo ou colocá-la em uma cadeira favorita ou assento de bebê pode facilitar o ato de sentar-se ereto e, assim, respirar. Embora não haja evidências de que o ar úmido ou frio no ambiente da criança seja benéfico para a doença, muitos pais acreditam que o ar úmido ou o ar fresco ajuda a criança a respirar. Para o ar úmido, pode ser possível usar um banho cheio de vapor com água quente de um chuveiro ou usar umidificadores de sala. Nos dias em que está frio lá fora, um
a janela pode ser aberta para permitir que a criança respire o ar frio. A criança deve beber líquidos durante toda a doença. Para bebês, leite materno ou fórmula pode ser suficiente. Para crianças mais velhas, sopa ou frutas congeladas podem ser calmantes e eficazes. Seguindo o conselho do médico, antipiréticos sem prescrição podem ser úteis, especialmente se a criança tiver febre. No entanto, os medicamentos para resfriado sem prescrição médica não são recomendados para crianças de todas as idades e podem ser prejudiciais, especialmente em crianças menores de 2 anos. Além disso, os medicamentos para tosse sem receita médica não ajudam com crupe. O descanso deve ser incentivado. O sono pode ajudar o corpo a combater a infecção. A tosse da criança pode melhorar durante o dia, mas pode reaparecer à noite. Se os sinais e sintomas da criança se tornarem mais graves, os pais podem preferir dormir ao lado da criança no mesmo quarto para que possam agir rapidamente.







