Dor pélvica e disfunções
Dor pélvica e disfunções O assoalho pélvico refere-se à base de suporte inferior da pelve. Esta região consiste em muitos grupos musculares. Problemas podem surgir nesses músculos por várias razões e, como resultado, as funções de micção e defecação são prejudicadas. Esses distúrbios variam de acordo com a parte em que está localizado e a incapacidade dos músculos para funcionar. As disfunções mais importantes da defecação são a Distsinergia do Assoalho Pélvico, a Síndrome do Levantador de Ânus, a Proctalgia Fugax e a Coccygodynia. Os métodos de diagnóstico e tratamento desses problemas, que têm características diferentes uns dos outros, mesmo na mesma região, também diferem.
Síndrome do levantador do ânus (dor anal)
No espasmo do levantador, o paciente sente um desconforto na área anal e no interior profundo, que vem com ataques de dor severa. A dor é sentida principalmente no lado esquerdo do ânus e pode acordar o paciente do sono devido à sua intensidade. É independente da atividade intestinal, mas pode aumentar com a defecação. O problema é mais comum em pessoas que passam muito tempo no banheiro, muitas vezes devido a diarreia, esforço ou leitura de jornais. Ciclismo de longa distância, passeios a cavalo, parto, cirurgia pélvico-anal-espinhal, presença de distúrbios psicóticos ou síndrome do intestino irritável e padrões sexuais também são listados como algumas das causas.
Coccygodynia (dor do cóccix)
Coccigodynia, uma doença caracterizada por dor e espasmo na área do cóccix.
Proctalgia Fugax (dor noturna anorretal)
É descrita como outra forma de síndrome do levantador do ânus. A dor normalmente começa repentinamente, geralmente à noite, acordando o paciente. Esta dor anorretal é aliviada por massagem, defecação e banhos quentes. Uma vez que tem um mecanismo de desenvolvimento semelhante ao da síndrome do levantador do ânus, é tratado de forma semelhante. Outros tipos de dor semelhantes a estas síndromes de dor também podem ser observados.
Métodos de diagnóstico Síndrome do levantador do ânus (dor no ânus)
Com o exame retal, o espasmo do músculo levantador pode ser sentido como uma corda (como uma corda de guitarra).
Coccygodynia (dor do cóccix)
O exame radiológico do cóccix (cóccix) é realizado no diagnóstico. Para o diagnóstico diferencial de alguns problemas raros, como tumores retrorreretais, podem ser necessários exames adicionais, como a RM pélvica.
Métodos de tratamento Como a síndrome do levantador do ânus é tratada?
Banhos de assento quentes são recomendados para tratamento. Alguns relaxantes musculares e sedativos em baixas doses também podem ser recomendados. Em pacientes mais sérios e prolongados, a corrente eletrogalvânica, a massagem do levantador de ânus sob anestesia geral, a injeção esteroide no músculo do levantador de ânus, o biofeedback ou a injeção do botox podem ser aplicados para o tratamento.
Como a dor do cóccix é tratada?
A dor desaparece na maioria dos pacientes com o uso de antidepressivos. Durante este período, os pacientes são apoiados com analgésicos e aplicação quente.







