Dor de cabeça tensional
Pensa-se que a dor de cabeça tensional seja causada por estresse, mas o estresse é apenas um dos fatores desencadeantes. A dor de cabeça tensional causa uma sensação de pressão, como se houvesse uma faixa ao redor da cabeça. A cefaleia por tensão é o tipo mais comum e suas causas ainda não são conhecidas. Para gerir este tipo de dor de cabeça; As pessoas devem adotar hábitos saudáveis, usar medicamentos apenas quando necessário, lidar com dores de cabeça sem medicação e gerenciar bem o estresse.
Sintomas Sintomas de dor de cabeça de tensão
Entre os principais sintomas de dores de cabeça tensionais; Dor de cabeça com sensação de saciedade na cabeça, pressão na testa ou nas têmporas, sensibilidade no couro cabeludo, pescoço e músculos do ombro. A cefaleia tensional divide-se em duas categorias principais: episódica e crónica;
Dor de cabeça episódica da tensão
A cefaleia por tensão episódica pode variar de 30 minutos a uma semana. Cefaleias por tensão episódica frequentes ocorrem menos de 15 dias por mês durante três meses. Dor de cabeça de tensão episódica frequente pode se tornar crônica.
Dor de cabeça de tensão crônica
A dor pode durar horas ou ser contínua. Se a dor de cabeça ocorre em 15 ou mais dias por mês durante três meses, considera-se dor crônica do ligamento da tensão.
Diferenciação entre tensão e enxaqueca
Às vezes, pode ser difícil distinguir a dor de cabeça do tipo tensional da enxaqueca. Algumas pessoas podem experimentar enxaqueca e cefaleia tipo tensão juntos. A dor de cabeça da tensão não causa a náusea, o vômito e os distúrbios visuais como na enxaqueca. Embora as atividades físicas geralmente piorem a enxaqueca, elas não afetam o
dor na dor de cabeça da tensão e pode mesmo melhorá-la. Semelhante à enxaqueca, a sensibilidade à luz e ao som pode ocorrer, mas isso não é tão grave quanto na enxaqueca.
Quando você deve consultar um neurologista?
Dor de cabeça tensional pode reduzir sua qualidade de vida. Se você precisar tomar medicação para dores de cabeça dois ou mais dias por semana, consulte um neurologista.
Quando devo chamar ajuda de emergência?
Entre em contato com seu médico o mais rápido possível se a dor de cabeça piorar com uma dor de cabeça repentina, febre, rigidez no pescoço, confusão, fraqueza, visão dupla, dormência ou dificuldade para falar e especialmente se a dor se desenvolver após uma lesão na cabeça. A causa da dor de cabeça de tensão é desconhecida. Acredita-se que seja causada por contrações dos músculos do rosto, pescoço e couro cabeludo como resultado de aumento da tensão emocional ou estresse. No entanto, alguns estudos não mostram a contração muscular como uma causa clara. A teoria mais comum é que as pessoas com cefaleia tensional têm uma sensibilidade aumentada à dor. Aumento da sensibilidade muscular e tensão muscular são sintomas comuns. Acredita-se que isso possa ser devido a vias de dor sensibilizadas. Como as dores de cabeça por tensão são tão comuns, seu impacto na produtividade do trabalho e na qualidade de vida geral é significativo. A dor frequente pode afetar gravemente sua qualidade de vida, tornando-o relutante em realizar ou manter atividades diárias.
Métodos de diagnóstico Diagnóstico
Se tiver dores de cabeça crónicas ou recorrentes, o seu médico pode determinar a possível causa das suas dores de cabeça após uma entrevista e exame neurológico: O seu médico pode aprender muito sobre a dor de cabeça através da descrição da dor. Certifique-se de incluir estes detalhes. As características da dor desempenham um papel importante no diagnóstico. Por exemplo, sua dor está latejando? É contínua ou constante? É afiado ou esfaqueamento?
Gravidade da dor
Um dos melhores indicadores da gravidade da dor de cabeça é o quão bem você pode trabalhar com a dor. Você pode fazer seu trabalho? A dor de cabeça acorda você do sono ou impede que você adormeça?
Localização do Pain
Você sente dor apenas em um lado da cabeça ou em toda a sua cabeça? É a dor apenas na testa ou atrás dos olhos?
Exames de imagem
Se você tiver uma dor de cabeça diferente de uma cefaleia tensional, sugestiva de uma cefaléia secundária ou se seu exame neurológico revelar anormalidades, o médico pode solicitar exames para descartar outras possíveis causas graves. Estes testes
• Imagem por ressonância magnética (IRM) • Tomografia computadorizada (TC) • Eletroencefalografia (EEG) • Bioquímica do sangue
Métodos de tratamento Tratamento para dor de cabeça tensional
Muitas pessoas tentam automedicar a dor sem procurar ajuda médica, mas isso pode ter consequências não intencionais devido ao uso descontrolado de medicamentos.
Medicamentos para a dor aguda;
Analgésicos prescritos e sem prescrição podem ser usados para reduzir a dor.
Estilo de vida Muda
Às vezes, tudo o que você precisa para aliviar uma dor de cabeça tensional é descansar, aplicar frio com compressas de gelo ou tomar um banho longo e quente. Tentar vários métodos antes de tomar a medicamentação pode ajudar a reduzir a severidade e a frequência da dor de cabeça crônica da tensão. Pode experimentar algumas das seguintes opções:
Gerencie seu nível de estresse
Planejar e organizar seus períodos de trabalho com antecedência é uma opção muito boa para reduzir o estresse. Outro ponto importante é dar a si mesmo tempo para descansar durante esses períodos, ainda que brevemente. Se você está diante de uma situação previsível e estressante, você deve se concentrar em outras opções disponíveis para você.
Aplicação quente ou fria (o que você preferir)
Aplicar calor ou frio no músculo dolorido pode proporcionar alívio da dor de cabeça tensional. Você pode usar uma almofada de aquecimento de baixa temperatura, uma compressa quente com uma garrafa de água quente ou uma toalha morna.
Um banho quente também pode ajudar
Para aplicação a frio, enrole o gelo em um pano para proteger sua pele ou você pode usar pacotes de gelo prontos, pacotes de vegetais congelados.
Corrija a sua postura
Uma boa postura ajuda os músculos a contrair e esticar corretamente. Quando estiver de pé, mantenha os ombros para trás e ao nível da cabeça. Puxe o abdômen e os quadris para dentro. Ao sentar, certifique-se de que as coxas estejam paralelas ao chão e a cabeça esteja ereta.
Enfrentamento e suporte
Viver com dor crônica pode ser difícil. A dor crônica pode deixá-lo mais ansioso ou mal- humorado. Isso pode afetar seriamente seus relacionamentos, produtividade e qualidade de vida. A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar na aprendizagem da gestão do stress e pode ser eficaz na redução da frequência e gravidade das dores de cabeça.







