Disenteria O que é disenteria?
Disenteria é o nome dado a uma inflamação do intestino que ocorre originalmente no trato intestinal. A disenteria é uma doença infecciosa associada à diarreia grave. A infecção por bacilo ou bactéria Shigella é a causa mais comum de disenteria. A disenteria pode causar cólicas estomacais leves ou graves e diarreia muito grave com muco ou sangue nas fezes. É especialmente importante beber muitos líquidos, especialmente água, para evitar a desidratação. Sem uma hidratação adequada, a disenteria pode ser fatal para o indivíduo. Os sinais e sintomas da disenteria são normalmente leves e geralmente desaparecem dentro de alguns dias. Na maioria dos casos, os indivíduos não procuram atendimento médico. No entanto, a presença de disenteria deve ser sempre relatada às autoridades de saúde. Entre 120 milhões e 165 milhões de casos de disenteria devido à infecção por Shigella ocorrem em todo o mundo a cada ano. Cerca de 1 milhão desses casos resultam em morte. Nos países em desenvolvimento, mais de 60% dessas mortes ocorrem entre crianças menores de 5 anos.
Causas O que causa a disenteria?
A disenteria é geralmente causada por uma infecção com uma bactéria ou parasita. O tipo mais comum de disenteria é causado pelo bacilo Shigella. Isto é chamado disenteria bacilar ou shigellosis. Este tipo de bactérias pode causar sintomas severos. Maus hábitos de higiene e limpeza são a principal fonte deste tipo. Alimentos estragados também podem causar shigelose. Nos países desenvolvidos, é a causa mais comum de disenteria entre as pessoas que não visitaram recentemente os trópicos.
Quais são as complicações da disenteria?
O número de complicações da disenteria é pequeno. Embora sejam geralmente leves, em alguns casos podem ser bastante graves. Diarreia e vômitos frequentes durante a disenteria podem levar à desidratação rápida. Isso pode rapidamente se tornar fatal, especialmente em bebês e crianças pequenas. Se a ameba se espalhar para o fígado durante o curso da disenteria amebiana, um abscesso hepático pode se formar lá. Dor nas articulações, i.e. artrite pós-infecciosa, pode ocorrer após a infecção.
A disenteria
da shygellosis pode causar síndrome hemolítica urêmica, i.e. anemia,
baixa contagem
de plaquetas e insuficiência renal bloqueando a passagem de glóbulos vermelhos para os rins. Além disso, em alguns casos, os pacientes experimentaram ataques de calafrios após a infecção.
Como prevenir a disenteria?
Muitos casos de disenteria são causados por hábitos de higiene e limpeza precários. Para reduzir o risco de infecção, os indivíduos devem lavar as mãos regularmente com água e sabão, especialmente depois de usar o banheiro e antes de preparar alimentos. Essa abordagem pode reduzir a incidência de outros tipos de diarreia, especialmente a shigelose, em até 35%. Além dos hábitos de higiene, o risco de disenteria pode ser reduzido por, por exemplo, beber apenas água engarrafada de origem conhecida ao viajar, limpar o bico antes de beber água de uma garrafa e cozinhar bem os alimentos. Além de usar água limpa para limpar os dentes, é importante garantir que, mesmo quando se consome gelo, ele seja feito com água limpa para evitar disenteria.
Sintomas Quais são os sintomas e tipos de disenteria? Os sinais e
sintomas de disenteria variam de leve a grave, em grande parte dependendo da qualidade geral do saneamento na área onde a infecção é transmitida. Por esta razão, os sinais e sintomas de disenteria tendem a ser mais suaves nos países desenvolvidos do que nos países em desenvolvimento ou regiões tropicais. Os sintomas leves mais comuns da disenteria incluem diarreia, dor de estômago leve e cólicas estomacais. Estes sinais e sintomas aparecem geralmente 1 a 3 dias após a infecção. Em circunstâncias normais, a pessoa doente recuperará aproximadamente em uma semana. Além disso, alguns indivíduos podem desenvolver intolerância à lactose, que pode persistir por um longo tempo após a disenteria, às vezes por anos.
Como a disenteria é transmitida?
Como as amebas podem sobreviver fora do corpo por longos períodos de tempo, especialmente em áreas não higiênicas, elas podem contaminar alimentos e água e podem ser transmitidas diretamente para outras pessoas. Eles também podem se instalar nas mãos das pessoas depois de usar o banheiro. A higiene cuidadosa e regular reduz o risco de espalhar a infecção. Este tipo de disenteria é mais comum nos trópicos.
Além dessas causas principais, mais raramente uma infecção parasitária por Kurt nos intestinos, irritação química ou infecções virais também podem causar disenteria.
A disenteria é basicamente dividida em dois tipos principais: bacilar e amebiana.
O que é disenteria bacilar?
Os sinais e sintomas da disenteria induzida por bacilos tendem a aparecer nos primeiros 1-3 dias após a infecção. Normalmente, há dor de estômago leve e diarreia. No entanto, não há sangue ou muco nas fezes. A diarreia pode ocorrer com frequência, especialmente no início. Mais raramente, sangue ou muco nas fezes, dor abdominal intensa, febre acima de 38 C, náuseas e vômitos podem ser sintomas deste tipo de disenteria. Na maioria dos casos, no entanto, os sintomas são bastante leves e, enquanto a ingestão de líquidos for mantida, não há necessidade de consultar um médico. O problema se resolve em poucos dias.
O que é disenteria amebiana? A disenteria amebiana
ou disenteria amebérica é causada por uma ameba, Entamoeba histolytica, ou E. histolytica. As amebas normalmente se juntam para formar um cisto, que é passado para fora do corpo nas fezes humanas. Sinais e sintomas de disenteria induzida por ameba, ou amebíase, incluem diarreia intermitente e constipação, febre e calafrios com calafrios, passagem dolorosa das fezes, diarreia aquosa com pus, sangue ou pus, dor abdominal, vômitos com náuseas e fadiga. Se as amebas infectantes atravessarem a parede intestinal, elas podem se espalhar pela corrente sanguínea e infectar outros órgãos. A ameba pode causar úlceras nas membranas mucosas. O sangramento dessas úlceras causa sangue nas fezes. Os sintomas da disenteria induzida pela ameba podem durar várias semanas. As amebas podem persistir dentro de seus hospedeiros humanos mesmo depois que os sintomas desapareceram. Os sintomas podem reaparecer se o sistema imunológico do indivíduo estiver enfraquecido. No entanto, o tratamento médico reduz o risco de sobrevivência da ameba.
Métodos de diagnóstico Como a disenteria é diagnosticada?
Ao diagnosticar disenteria, o médico primeiro fará algumas perguntas sobre os sinais e sintomas. Ele ou ela pode então fazer algumas perguntas sobre o histórico médico do paciente. Finalmente, o médico realizará um exame físico. Uma amostra de fezes pode ser solicitada, especialmente de indivíduos que recentemente Voltou dos trópicos, e não voltou. Os resultados laboratoriais da amostra de fezes podem facilmente revelar se a infecção é causada por Shigella ou Entamoeba histolytica.
Além disso, na presença de sintomas graves, especialmente sangramento, a imagem diagnóstica na forma de uma tomografia ultrassonográfica ou uma endoscopia pode ser solicitada. Durante uma endoscopia, o médico usará um tubo oco equipado com uma lente ou câmera. Estas imagens podem detectar a presença de quaisquer perfurações no tecido mucoso interno.
Métodos de tratamento Como a disenteria é tratada?
O tratamento da disenteria depende do que causa a disenteria. Para isso, o tratamento adequado é iniciado após o diagnóstico apropriado. Em todos os casos, no entanto, qualquer pessoa doente com diarreia ou vômito deve beber muitos líquidos para evitar a desidratação. Se o indivíduo não puder beber líquidos, ou se a diarreia e os vômitos forem muito graves, pode ser necessária a substituição intravenosa de fluidos corporais. Neste processo, o soro apropriado é dado ao paciente e a condição do indivíduo é monitorada.
Disenteria Tempo de recuperação
A disenteria bacilar com sintomas leves pode se resolver sem tratamento, especialmente em países desenvolvidos com bons hábitos de higiene e saneamento. No entanto, como mencionado acima, o paciente deve beber muito líquido. Em casos mais graves, a medicação antibiótica é necessária. No tratamento da disenteria da amebíase, os amoebicidas são usados para tratar o histolyca de Entamoeba. Isto impede a possibilidade de sobrevivência das amebas que podem estar à espreita dentro do corpo depois que os sintomas da disenteria desapareceram. Alguns medicamentos recomendados por um médico podem tratar disenteria causada por bactérias e parasitas. No entanto, se os resultados laboratoriais das amostras de fezes não forem claros, uma combinação de antibióticos e amebíceps pode ser prescrita, dependendo da gravidade dos sintomas do paciente. A recuperação da disenteria pode variar dependendo do agente causador e das características do paciente.







