Desidratação O que é desidratação? A desidratação
Desidratação O que é desidratação? A desidratação ocorre quando você usa ou perde mais fluido do que absorve e, como resultado, não há água e líquido suficientes no corpo para funcionar normalmente. O corpo humano é composto de cerca de 65% de água e, em média, perde 2,5-3 litros de água diariamente. Quando os líquidos perdidos não são substituídos, ocorre desidratação. Além da perda de água, minerais como sódio, cálcio e potássio, que regulam o equilíbrio eletrolítico do corpo, também são excretados. Em condições normais, o corpo é capaz de reabastecer seu equilíbrio de fluidos e eletrólitos através do consumo de alimentos e água. As diminuições na quantidade total de líquido no corpo são manifestadas por uma sensação de sede. Se a perda de líquidos aumenta, podem ser observados problemas graves de saúde. A desidratação é mais perigosa para crianças pequenas e idosos. A causa mais comum de desidratação em crianças pequenas é diarreia grave e vômitos. Os idosos naturalmente têm um volume menor de água em seus corpos, o que pode levar a um risco aumentado de desidratação. Infecções que afetam os pulmões ou a bexiga podem causar desidratação em adultos mais velhos. O grau de desidratação é avaliado analisando os sintomas corporais, bem como exames de urina, testes de função renal e exames de sangue. Se as pessoas que se exercitam vigorosamente não beberem líquidos suficientes em clima quente, é provável que ocorra desidratação. A desidratação leve a moderada pode ser revertida bebendo mais líquidos, mas a desidratação grave requer tratamento médico imediato.
Causas O que causa a desidratação?
A desidratação pode se desenvolver devido a razões simples, como esquecer de beber água, não ter água suficiente com você, não consumir água suficiente durante a viagem ou outras razões.
Diarreia, vômitos
A diarreia súbita e grave pode causar uma grande perda de água e eletrólitos em pouco tempo. Se você tiver vômitos além da diarreia, perderá mais líquidos e minerais.
Fogo
Quanto mais alta a temperatura, mais desidratado você pode ficar. Se a diarreia e o vômito forem acompanhados por febre, a situação é ainda mais grave.
Transpiração excessiva
Você pode perder muito líquido como resultado de uma atividade vigorosa. E essas perdas de fluido causam desidratação. O clima quente e úmido também é um dos fatores que aumentam a quantidade de transpiração e a quantidade de fluido perdida.
Micção excessiva
Urinar demais pode levar à desidratação.
Quais são os fatores de risco para a desidratação?
Qualquer pessoa pode ficar desidratada, mas é mais perigoso e comum que crianças pequenas e idosos fiquem desidratados.
• Bebês e Crianças
Bebês e crianças correm maior risco de diarreia grave e vômitos. E são altamente vulneráveis à desidratação. Por possuírem uma área de superfície maior em relação à área volumétrica, também perdem uma proporção maior dos seus fluidos devido a febre alta e queimaduras.
• Idosos
À medida que envelhecemos, as reservas de líquidos do corpo diminuem consideravelmente e sua capacidade de reter água diminui. Diabetes, demência, doenças crônicas, problemas de mobilidade que limitam suas habilidades podem ser acompanhados por um risco aumentado de desidratação.
• Pessoas com doenças crônicas
Um alto risco de desidratação pode estar associado a diabetes não controlada ou não tratada. A doença renal aumenta o risco de desidratação, assim como os medicamentos que aumentam a micção. Mesmo condições como resfriado ou dor de garganta podem aproximá-lo do risco de desidratação. Isso ocorre porque você pode não querer comer ou beber quando está doente.
• Pessoas que trabalham ou se exercitam fora
Quando o tempo está quente e úmido, o risco de desidratação aumenta consideravelmente. Isso ocorre porque o suor não pode evaporar tão rapidamente quanto normalmente quando o ar está úmido. Como resultado, a temperatura corporal aumenta e
a necessidade de fluidos torna-se um problema. Desidratação O que
Lesão por calor
Se você não beber líquidos suficientes enquanto se exercita vigorosamente e suar abundantemente, isso pode causar uma série de problemas que ameaçam a vida.
Problemas urinários e renais
Episódios prolongados ou repetidos de desidratação podem levar a infecções do trato urinário, cálculos renais e até mesmo insuficiência renal.
Convulsões
Os eletrólitos ajudam a transportar sinais elétricos de célula para célula. Se os eletrólitos estão fora de equilíbrio, podem ocorrer contrações musculares involuntárias e perda de consciência.
Choque de volume sanguíneo baixo
Esta é uma das complicações mais graves da desidratação. O volume sanguíneo baixo ocorre quando há uma queda na pressão arterial ou uma diminuição na quantidade de oxigênio no corpo.
Prevenção da desidratação
Para evitar a desidratação, é importante beber muitos líquidos e comer alimentos ricos em água, como frutas e legumes. É importante fornecer apoio hídrico nas seguintes situações:
• Vômitos e diarreia
É importante dar uma solução de reidratação oral em caso de vómitos e diarreia. Não espere até estar desidratado.
• Exercício extenuante
É muito importante aumentar o consumo de água no dia anterior ao exercício extenuante. Produzir muita urina clara e diluída é uma indicação de que você está bem hidratado. Desidratação O que
Tempo quente ou frio
Para ajudar a diminuir a temperatura do corpo e substituir a água perdida pela transpiração, é importante consumir mais água. Você pode precisar de água extra em tempo frio para combater a perda de umidade do ar seco, especialmente em altas altitudes.
• Doença
Os idosos são mais suscetíveis à desidratação. Certifique-se de beber líquidos extras quando não estiver se sentindo bem.
Sintomas Quais são os sintomas da desidratação?
A sede nem sempre é um indicador precoce confiável da necessidade de água do corpo. Muitas pessoas, especialmente os idosos, não sentem sede até que estejam desidratados. Por isso, é importante aumentar a ingestão de água em clima quente ou quando doente.
Os sintomas da desidratação podem variar de acordo com a idade. Em bebês ou crianças pequenas,
boca seca e pegajosa, sem lágrimas ao chorar, sem fraldas molhadas por 3 horas, olhos e bochechas afundados, ponto macio afundado no topo do crânio, fraqueza ou irritabilidade. Em adultos; sede excessiva, menos micção, cãibras musculares, urina escura, fadiga, estrabismo, pressão arterial baixa, tontura, confusão, perda de consciência, perda de consciência e irritabilidade, confusão. Se você tem diarreia por mais de 24 horas, irritabilidade excessiva, aumento da sonolência, fezes sangrentas e pretas, é muito importante entrar em contato com um médico.
Métodos de diagnóstico Quais são os métodos de diagnóstico para desidratação?
O médico pode diagnosticar a desidratação observando os sintomas físicos e também pode solicitar alguns exames.
• Exames de sangue
Exames de sangue podem ser usados para verificar os níveis de eletrólitos e o funcionamento dos rins.
exames de urina
Os exames de urina podem dizer se você está desidratado. Eles podem verificar sinais de infecções da bexiga.
Métodos de tratamento Quais são os métodos de tratamento da desidratação?
O tratamento mais eficaz para a desidratação é substituir os líquidos e eletrólitos perdidos. A melhor abordagem para o tratamento da desidratação depende da idade, gravidade e causa da desidratação. Geralmente, o aumento do consumo de água é a solução mais adequada em desidratação leve e moderada. Fluidos contendo eletrólitos também podem ser preferidos na perda de líquidos devido ao exercício excessivo. Na desidratação grave, é muito importante levar o paciente à instituição de saúde mais próxima. Use uma solução de reidratação oral sem receita para bebês e crianças desidratadas devido a diarreia, vômitos e febre. Estas soluções contêm água e sal em proporções específicas para reabastecer fluidos e eletrólitos. A maioria dos adultos com desidratação leve a moderada devido à diarreia, vômitos ou febre pode melhorar sua condição bebendo mais água ou outros líquidos. Se você trabalha ou faz exercícios fora de casa em clima quente ou úmido, a água fria é sua melhor opção. Bebidas esportivas contendo eletrólitos e uma solução de carboidratos também podem ajudar. Casos severamente desidratados podem se recuperar mais rapidamente com sais intravenosos e água. Desidratação O que







