Daltonismo O que é Daltonismo?
O daltonismo é uma deficiência visual na qual as cores ou diferenças entre as cores não podem ser percebidas. O daltonismo, que geralmente ocorre na forma de misturar cores como vermelho-verde, também pode ser visto em casos raros em que todas as cores são percebidas como cinza e seus tons.
Quem tem daltonismo, ou cegueira?
A daltonismo pode ocorrer de duas maneiras diferentes. Uma é a daltonismo hereditário e a outra é a daltonismo adquirido. A daltonismo congênita é frequentemente transmitida através do cromossomo sexual conhecido como cromossomo X. Como há um cromossomo X em homens e dois em mulheres, a daltonismo é mais comum nos homens: 0,5% nas mulheres em comparação com 8% nos homens. A daltonismo adquirida ocorre devido a várias razões, como problemas na retina ou no centro visual do cérebro ou danos às partes que afetam a visão, efeitos colaterais de certos medicamentos.
Causas Causas da daltonismo A daltonismo
Está diretamente relacionada aos defeitos nos fotorreceptores de cone na retina, pois são frequentemente conectados a cones que detectam luz de acordo com seus comprimentos de onda. Na camada do olho que chamamos de retina, existem fotorreceptores chamados “bastonetes” e “cones”. Os cones são responsáveis pela visão colorida. Em pessoas com daltonismo, alguns cones são herdados para serem perdidos ou funcionarem de forma diferente. A daltonismo é uma doença genética que geralmente é herdada. Muitas vezes é transportado no cromossomo X, um dos cromossomos sexuais, e transmitido ao bebê. Por outro lado, existem 19 cromossomos diferentes e 56 genes diferentes que podem causar daltonismo. As formas herdadas mais comuns de daltonismo são deuteranomalias e protanomalias. Em ambos os casos, a pessoa tem dificuldade em distinguir entre as cores verde e azul.
A daltonismo pode ser uma doença hereditária por si só, mas também pode ocorrer como
um sintoma de várias doenças hereditárias, como retinite pigmentar e amaurose congênita de Leber. A daltonismo pode ser herdada ou adquirida. Doenças que podem causar danos à retina ou nervos visuais e efeitos colaterais de certos medicamentos também podem fazer com que uma pessoa se torne daltônica.
Sintomas Sintomas de daltonismo: Visão Geral
Há uma crença comum de que as pessoas daltônicas não conseguem ver nenhuma cor e ver o mundo em tons de cinza. No entanto, isso não é verdade para a grande maioria dos pacientes. A daltonismo geralmente não é uma doença com muitos sintomas. Os sintomas de daltonismo podem variar dependendo se é daltonismo parcial ou completo. Em daltonismo parcial, as cores azul, vermelho e verde não podem ser percebidas ou distinguidas em diferentes níveis, enquanto que em daltonismo total, as cores podem ser percebidas como preto, branco e tons de cinza. Portanto, os sintomas podem variar dependendo da deficiência visual da pessoa. As pessoas daltônicas veem cores, mas elas podem confundir as cores umas com as outras porque vêem algumas cores como desbotadas. Distinguir entre vermelho, azul e verde é muitas vezes um grande problema, especialmente para aqueles que dirigem.
Métodos de diagnóstico Como a daltonismo é diagnosticada?
Se você acha que tem dificuldade em ver certas cores ou não consegue vê-las, é recomendável consultar um oftalmologista o mais rápido possível. Se o oftalmologista pensa que você é daltônico após um exame completo, ele/ ela pode diagnosticar se você é daltônico ou não com testes de daltonismo. O teste de daltonismo é um teste bastante fácil. Neste teste, ser- lhe- á pedido para encontrar números ou padrões de cores diferentes escondidos nas cores. Se você é parcialmente ou completamente daltônico, não será capaz de ler as imagens ocultas ou números feitos de cores e pontos diferentes. Dependendo dos resultados do teste, o médico pode diagnosticar se você tem daltonismo.
Métodos de tratamento Métodos de tratamento da cegueira de cor
Em 2009, um estudo realizado nos EUA corrigiu a daltonismo em macacos com terapia genética. No entanto, a terapia gênica ainda não está disponível para humanos.
Lentes de contato especiais e óculos para daltonismo
Existem lentes de contato coloridas e óculos disponíveis para pacientes adequados. Seu oftalmologista lhe dará um conjunto experimental dessas lentes de contato e óculos em cores diferentes. Será determinado quais lentes de contato ou óculos de cor você pode distinguir melhor as cores. Você pode então começar a usar lentes de contato e óculos dessa cor. Embora este tipo de dispositivo óptico não forneça uma cura completa, é um método útil para distinguir cores e tornar sua vida diária mais fácil, especialmente durante o dia.







