Curiosidades sobre cistos ovarianos
Curiosidades sobre cistos ovarianos Cistos ovarianos, que podem ser vistos mesmo em uma idade jovem, às vezes podem ser sintomáticos com sangramento menstrual doloroso e às vezes com inchaço.
O que são cistos ovarianos?
Cistos que deixam as mulheres desconfortáveis são mais comuns nos ovários, útero e mama. Embora os cistos sejam, às vezes, inofensivos, às vezes eles podem ser um sinal de câncer. Os quistos ovarianos são conhecidos pelas suas estruturas cheias de líquido que se formam no interior do ovário. Os quistos ovarianos mais comuns são os seguintes:
• Cisto folicular de um ovo não eclodido (cisto simples. Na maioria das vezes, ocorre apenas durante a menstruação, não antes da puberdade e não após a menopausa).
• Cisto lúteo decorrente da casca externa de um ovo eclodido (às vezes chamado de cisto hemorrágico devido ao sangramento)
• Cisto hemorrágico causado por sangramento interno • Cisto dermóide • Cisto de chocolate • Cistos tumorais decorrentes de outras células (podem ser vistos em qualquer idade)
Por que ocorre um cisto ovariano folicular?
Cistos foliculares ocorrem na ausência de ovulação. Eles podem ocorrer por uma variedade de razões, como estresse severo, doença grave, mudança de peso ou medicação que interrompe a ovulação. Cistos foliculares são frequentemente assintomáticos e podem desaparecer após um sangramento menstrual. Cistos hemorrágicos com sangramento no interior podem causar dor intensa. Cistos foliculares podem precisar ser monitorados. Estes cistos podem desaparecer espontaneamente com a menstruação ou podem exigir tratamento com pílulas anticoncepcionais por 2-3 meses. Se causarem sangramento e dor intensa, eles podem precisar ser removidos por laparoscopia. Curiosidades sobre cistos ovarianos
Cistos dermoides em jovens
A maioria dos cistos ovarianos benignos no corpo são cistos cheios de líquido, cercados por células que cobrem a superfície externa do ovário. Cistos dermoides, também chamados de teratoma cístico maduro, são vistos em mulheres adolescentes e jovens. Aceita-se que estes cistos são causados por uma desordem de estrutura genética dentro da célula e começam a se formar enquanto ainda estão no útero. Os cistos podem conter cabelo, osso, dentes e tecido adiposo não encontrados normalmente
no tecido ovariano. Eles podem crescer a tamanhos muito grandes e podem destruir o
ovário. Os sintomas podem incluir dor abdominal, inchaço, queixas intestinais e sangramento menstrual irregular.
Sintomas de um cisto de chocolate
Um cisto de chocolate ou endometrioma é uma estrutura redonda/ oval no ovário cheio de sangue. A camada de células que reveste o interior do útero é chamada endométrio. A presença dessas células em outros lugares do útero é uma condição de doença chamada endometriose. Quando é encontrado no tecido ovariano e sangra e se torna um cisto durante a menstruação, é chamado de cisto de chocolate. É visto em mulheres em idade reprodutiva. Dor na virilha e lombar crônica, menstruação dolorosa, relações sexuais dolorosas e até micção dolorosa estão entre os sintomas de um cisto de chocolate. Tratamento de cisto de chocolate Se os endometriomas são menores que 4 cm e não causam queixas significativas, eles só são acompanhados. Se forem maiores e causarem queixas, são removidos cirurgicamente. O tratamento de escolha aqui é a laparoscopia ou cirurgia robótica. Os cistos de chocolate são removidos e qualquer outro foco de endometriose é destruído por laser ou cautério. A endometriose é muito propensa à recorrência e operações repetidas aumentam a probabilidade de danos nos ovários. A gravidez ou congelamento imediato de óvulos é recomendada para mulheres jovens que não deram à luz.
O que é a rotação ovariana?
Os ovários estão localizados na parte inferior do abdômen, em uma área ligeiramente oca que pode se mover muito pouco. Estas estruturas em forma de amêndoa têm artérias e veias que entram/ saem de ambas as extremidades. Quando o ovário se desenvolve demais devido a um cisto ou tumor, ou devido à medicação excessiva em tratamentos como fertilização in vitro, o ovário pode girar em torno de seu próprio eixo, isso é chamado de torção.
Cuidado com a dor súbita e pressão arterial baixa
A torção do ovário faz com que os vasos se torçam e o suprimento de sangue pare. O tecido ovariano, que não pode ser nutrido, começa a apodrecer e os ovos morrem. Se o evento for adiado ainda mais, um problema de coagulação pode ocorrer, o que também pode ameaçar a vida de uma pessoa. Sintomas como dor súbita, desmaio, pressão arterial baixa e suor frio em uma pessoa que é conhecida por ter um cisto ou que está tomando medicação para tratamento de infertilidade devem sugerir torção. Com a laparoscopia, o ovário rotacionado é devolvido ao seu estado normal e aguardado. O ovário, que fica rosa novamente durante a operação
e é visto para começar a alimentação, é deixado no lugar depois que o cisto é removido. No entanto, se não começar a alimentar-se e os tecidos forem considerados deteriorados, o ovário deve ser removido. Para uma mulher que ainda não teve um filho, tal situação significa a perda de metade de suas reservas. Curiosidades sobre cistos ovarianos







