Cuidado com as feridas na boca no tratamento do câncer!
Cuidado com as feridas na boca no tratamento do câncer! As feridas na boca são um dos efeitos colaterais do tratamento do câncer. Portanto, é mais importante do que nunca prestar atenção à higiene bucal durante o tratamento do câncer.
Quimioterapia aumenta o risco de cárie dentária e infecção
A taxa de sucesso na luta contra o câncer é agora maior. Os tratamentos estão fazendo as pessoas sorrirem. No entanto, os tratamentos contra o câncer também podem ter efeitos colaterais. Um desses efeitos colaterais são problemas orais. Por esta razão, é importante prestar mais atenção à higiene oral durante o tratamento do câncer do que nunca. Pode ser possível minimizar ou eliminar possíveis efeitos colaterais. Garantir a higiene oral, incluindo dentes, gengivas e língua, ajuda a minimizar a formação de placa bacteriana e protege contra infecções.
O tratamento do câncer seca a boca
Um dos efeitos colaterais mais comuns do tratamento do câncer é a boca seca. A medida mais importante para isso é aumentar a ingestão de líquidos. Por esta razão, é benéfico beber água com frequência e pouco a pouco durante o tratamento do câncer. Além disso, as preparações de suporte à saliva recomendadas pelo seu dentista também podem ser úteis. Evitar alimentos picantes e ácidos durante o tratamento do câncer e goma de mascar se não houver problemas nas articulações da mandíbula e músculos também estão entre as recomendações. Uma higiene oral cuidadosa também ajuda a prevenir feridas na boca, doenças gengivais e cáries dentárias causadas pela boca seca. Cuidado com as feridas
As feridas na boca podem ocorrer após 2 semanas após o tratamento
Pequenas incisões ou feridas semelhantes a úlceras na boca podem ser problemáticas devido à dor que causam. Para tomar precauções precoces contra esta condição, que pode ocorrer uma ou duas semanas após o início do tratamento, é importante que as pessoas verifiquem a boca. Além disso, medicamentos ou aplicações de suporte e alívio da dor recomendados pelo médico podem ser tomados. Além disso, devem ser evitados alimentos quentes, picantes ou ácidos e devem ser preferidos alimentos macios e suculentos que sejam fáceis de engolir.
Tratamentos completos de cárie com antecedência
Especialmente durante o tratamento quimioterápico, o risco de cárie dentária e infecção na boca pode aumentar. Para evitar isso, se possível, todos os tratamentos orais devem ser concluídos antes de iniciar a quimioterapia e radioterapia. Ao mesmo tempo, é importante não negligenciar os exames dentários durante o processo de tratamento. Adicionar a escova de dentes correta e o fio dental encerado na forma de tiras para cuidados bucais também pode ser uma solução.
Se houver uma mudança nas gengivas
Danos à superfície oral e um sistema imunológico fraco podem levar a infecções como bactérias, fungos ou vírus. Para evitar isso, é importante não negligenciar os cuidados bucais. Ao mesmo tempo, um dentista deve ser consultado quando o inchaço, a dor, o sangramento ou uma mudança na aparência das gengivas são notados.
Para evitar feridas na boca que não se fecham
Os bisfosfonatos, um grupo de medicamentos utilizados no tratamento do cancro da mama, cancro da próstata, mieloma múltiplo e outros cancros que se espalham para o osso, são conhecidos por causar efeitos secundários nos ossos da mandíbula. Mesmo que a medicação seja descontinuada em pessoas que usam esses medicamentos, podem ocorrer feridas ósseas (necrose) que não fecham na boca, especialmente quando é realizada extração dentária ou procedimento cirúrgico para o maxilar. Para evitar tal situação, é útil passar por um exame odontológico antes do início do tratamento do câncer. Em caso de infecção dentária após tratamento oncológico, os tratamentos preventivos são preferidos em vez da extração dentária e um acompanhamento clínico rigoroso é realizado. Durante o processo de tratamento do câncer, é considerado mais apropriado para o médico oncologista e dentista organizar o plano de tratamento em conjunto na consulta. Cuidado com as feridas







