Coronavírus (Covid 19) desencadeia formação de coágulos Embora o coronavírus ameace mais as pessoas com doenças crônicas, é especialmente difícil para pacientes cardiovasculares. Essas pessoas correm maior risco de formação de coágulos sanguíneos.
O coronavírus (Covid 19), que afetou todo o mundo em 2019, tornou-se o problema de saúde mais importante. O coronavírus, que afeta a todos, afeta mais as pessoas com doenças crônicas, especialmente aquelas com doenças cardíacas. De acordo com o boletim publicado pela Sociedade Americana de Cardiologia, 40% dos pacientes hospitalizados devido ao coronavírus têm doenças no coração e nos vasos cerebrais. Por outro lado, complicações devido a coágulos sanguíneos (trombos) são vistas em cerca de 60% das mortes relacionadas ao coronavírus.
Tromboembolismo venoso é visto
O tromboembolismo venoso (a formação de um coágulo sanguíneo no sistema venoso) é mais comum em infecções pulmonares associadas ao coronavírus, chamadas pneumonia, em comparação com outras pneumonias virais. O tromboembolismo venoso devido ao coronavírus é visto principalmente em pacientes idosos e hospitalizados a longo prazo. Pacientes idosos e hospitalizados de longa duração, bem como outros pacientes, já estão em risco de formação de coágulos no sistema venoso e doenças chamadas embolia pulmonar. O coronavírus aumenta ainda mais esse risco.
Causa ataques cardíacos e coágulos cerebrais
Como resultado do vírus que afeta o tecido pulmonar, certas substâncias são liberadas. Essas substâncias, caracterizadas como agentes inflamatórios, são mais comuns na doença de Covid 19. Este evento, também chamado de tempestade de citocinas, afeta o tecido escorregadio chamado endotélio na superfície interna de todos os vasos, interrompendo sua estrutura e desencadeando a formação de coágulos sanguíneos. Dependendo desses coágulos, ao contrário da formação de coágulos que vemos nas veias, também causa a formação de coágulos em nosso corpo, especialmente no sistema arterial que leva ao coração e ao cérebro. Isto conduz a mais ataques cardíacos e coágulos no cérebro. Este efeito do vírus é especialmente comum nos pacientes com arteriosclerose precedente.
Não tome anticoagulantes descontrolados
Além disso, muitas pessoas estão se voltando para os anticoagulantes devido ao efeito do coronavírus que aumenta a formação de coágulos. No entanto, tais medicamentos nunca devem ser usados fora do controle de um médico. Isso ocorre porque os anticoagulantes podem ter um efeito negativo nas infecções virais em vez de serem benéficos. Além disso, o uso descontrolado dessas drogas pode levar a sangramento indesejado.
Pacientes cardiovasculares não devem interromper seu tratamento
Muitos pacientes evitam ir ao hospital por causa do coronavírus e adiam suas queixas relacionadas a doenças cardiovasculares. Por esta razão, muitos pacientes que realmente se recuperarão com tratamento adequado e oportuno podem enfrentar consequências indesejáveis durante o período do Covid 19.







