Como fortalecer sua memória com passos simples
Como fortalecer sua memória com passos simples Ele pode combater o declínio da memória relacionada à idade e melhorar a capacidade de se concentrar, memorizar informações e recordá-las mais tarde.
Exercícios simples para aumentar a memória
A memória é dividida em “curto prazo” e “longo prazo” de acordo com o tempo. A memória de curto prazo, também chamada de “memória de trabalho”, está relacionada à parte frontal do cérebro e é necessária para realizar tarefas diárias e lembrar as informações armazenadas. As informações são retidas na mente em apenas milissegundos. A memória de longo prazo, por outro lado, permite reter informações por minutos ou décadas e é controlada pelo sistema límbico. A mente também é dividida em “episódica”, “semântica” e “processual” de acordo com o conteúdo. A memória episódica refere-se à memória relacionada com a experiência pessoal. Por exemplo, as memórias das suas férias do ano passado estão guardadas aqui. A memória semântica refere-se à memória para fatos gerais sobre o mundo. A informação de que a capital da Turquia é Ancara é armazenada na memória semântica. A memória processual refere-se à memória envolvendo habilidades motoras, como andar de bicicleta ou tocar um instrumento musical e é dirigida por um centro muito diferente do cérebro.
O estresse é a causa mais importante da perda de memória
O estresse está entre as causas mais importantes de perda de memória. Você pode lutar contra o declínio da memória relacionada à idade e melhorar sua capacidade de se concentrar, memorizar informações e recordá-las mais tarde. Para ter uma mente forte, você pode fazer o seguinte;
• Evite a inatividade e exercite-se regularmente. • Tome suplementos vitamínicos. • Seja ativo em sua vida social. • Estoque sua cozinha com alimentos saudáveis. • Preste atenção ao seu sono. • Sempre aprender coisas novas. • Não se culpe e melhore o seu gerenciamento de estresse. • Fique conectado à vida. • Cuide de si mesmo, organize seus pensamentos e sua vida.
• Proteja seu cérebro de choques com medidas eficazes. • Mantenha uma atitude positiva.
Evitar a perda de memória
Quão forte será a sua memória está escrita no seu código genético desde o momento em que você nasce, mas cabe a você fazer algumas mudanças neste código… Seus genes determinam quão forte a mente, que é um sistema de redes que mantém emoções, pensamentos, percepções e experiências juntas, será e como ela diminuirá com a idade. Embora não seja possível interferir com esse código genético, é possível manter a mente, o que afeta diretamente a qualidade de vida, mais forte com algumas precauções. A memória é dividida em ‘curto prazo’ e ‘longo prazo’ de acordo com o tempo. Como fortalecer sua memória
Cuidado com os antidepressivos
Alguns medicamentos antidepressivos afetam o desempenho mental. Esses medicamentos são frequentemente usados por recomendação de conhecidos. Neste ponto, é muito importante consultar um médico e ajustar a dose e a duração corretamente para evitar os efeitos colaterais negativos desses medicamentos.
Memória episódica e semântica
Para entender o funcionamento da memória de longo prazo, é necessário analisá-la dividindo-a em pelo menos três categorias. Essas categorias são memória episódica, semântica e processual. A memória episódica refere-se à memória relacionada à experiência pessoal, por exemplo, as memórias de suas férias no ano passado são armazenadas aqui. A memória semântica refere-se à memória relacionada aos fatos gerais do mundo. Por exemplo, a informação de que a capital da Turquia é Ancara é armazenada na memória semântica. A memória processual refere-se à memória envolvendo habilidades motoras, como andar de bicicleta ou tocar um instrumento musical e é dirigida por um centro muito diferente do cérebro.
Relação cafeína-memória
Um estudo realizado nos EUA descobriu que a cafeína tem um efeito positivo na memória. No estudo com 160 pessoas, a memória dos participantes foi testada durante um período de 24 horas. Alguns dos participantes receberam 200 mg de comprimidos de cafeína (cerca de uma grande xícara de café) diariamente, enquanto outros não foram e foram mostradas algumas imagens. Um dia depois, foram mostradas as imagens antigas junto com novas imagens que pareciam muito semelhantes e novas imagens que não se pareciam nada com elas. Os pesquisadores examinaram o hipocampo, o centro da
memória do cérebro, para entender o efeito da cafeína e descobriram que os indivíduos que receberam comprimidos de cafeína tiveram um desempenho melhor do que os outros em testes mentais.
Embora a pesquisa mostre os benefícios da cafeína, os especialistas argumentam que a substância ainda deve ser abordada com cautela e alertar para o perigo de que os resultados possam levar as pessoas a consumir muito café. Os pesquisadores também enfatizam que a cafeína tem riscos para a saúde, como “ansiedade” e “nervosismo”. Como fortalecer sua memória







