Como amamentar corretamente
Como amamentar corretamente O que você precisa saber sobre a amamentação, desde a duração da amamentação de um recém-nascido até a nutrição de uma mãe que amamenta…
Duração da amamentação do recém-nascido
Para garantir uma amamentação saudável, a mãe deve ser apoiada na alimentação do bebê com leite materno a partir do período de gestação. É importante reunir mãe e bebê o mais cedo possível após o nascimento e iniciar a amamentação. Nos primeiros dias, não há muito leite, mas se a amamentação eficaz for mantida, a quantidade de leite aumenta após cerca de 72 horas. Aqui está o que você precisa saber sobre a amamentação, desde a duração da amamentação de um bebê recém-nascido até a nutrição da mãe que amamenta…
Duração da amamentação do recém-nascido
A duração da amamentação deve ser de pelo menos 10 minutos para que o bebê se beneficie do leite antes do início da amamentação e do leite após-mamar rico em gordura que chega ao final da amamentação e, portanto, está cheio. Ganho de peso inadequado, infecção e formação de abscessos na mama da mãe devido ao esvaziamento insuficiente da mama e produção insuficiente de leite podem ocorrer no recém-nascido que não pode se beneficiar do último leite mantendo a duração da amamentação curta. O pedido do bebê deve ser levado em consideração ao interromper a amamentação. No entanto, aumentar a duração da amamentação em recém-nascidos além de 30 minutos também causa problemas como rachaduras nos mamilos.
Com que frequência amamentar um bebê
Nos primeiros dias, é importante que a frequência da amamentação não caia abaixo de oito vezes por dia (i.e. amamentação a cada 3 horas) para produção de leite. Isso evita baixos níveis de açúcar no sangue e icterícia neonatal. Olhando para o bebê, fazendo movimentos de sucção, trazendo a mão dele/ dela para a boca dele/ dela, esticando os braços e pernas dele/ dela indicam que ele/ ela está pronto para sugar. Após 10 dias, quando a icterícia diminuiu e observa-se que o bebê ganhou o peso perdido nos primeiros dias, o intervalo de amamentação pode ser aberto um pouco mais, especialmente à noite. Em outras palavras, o leite pode ser dado quando o bebê acorda sem manter um relógio.
Alimente o seu bebé exclusivamente com leite materno durante 6 meses
Considerando os benefícios do leite materno para a saúde da mãe e do bebê, é importante
alimentar o bebê exclusivamente com leite materno por pelo menos 6 meses e continuar amamentando até pelo menos 2 anos de idade. A amamentação protege o bebê de doenças agudas e crônicas e afeta positivamente o crescimento e o desenvolvimento. Para a mãe, a amamentação reduz o risco de câncer, fornece proteção parcial contra a gravidez, facilita a perda de peso e reduz o risco de depressão pós-parto. O leite materno também é econômico e livre de contaminação por microorganismos.
Use ambos os seios durante a amamentação
Quando o bebê é amamentado, primeiro um seio é completamente esvaziado. Em seguida, o bebê é arrotado, um espaço é criado no estômago do bebê novamente e o segundo seio é dado se o bebê quiser. Se não, da próxima vez que o bebê chupar, comece com o seio que o bebê não chupou. Se uma mama não for esvaziada o suficiente antes de a outra ser administrada, haverá produção descontrolada de leite e isso pode levar a problemas como saciedade mamária, bloqueio no duto do leite e abscessos. Gases e cólicas podem ocorrer no bebê que recebe o leite rico em lactose, mas não o último leite rico em gordura.
Erros comuns ao amamentar um bebê
• Não comece a amamentar tarde, • Falta de amamentação frequente, • Não amamentar à noite, • Amamentação curta, • Não colocando o bebê no peito bem, • Uso de mamadeiras e chupetas em transição precoce, • Início da alimentação suplementar no retorno precoce, • Altos níveis de ansiedade, estresse e fadiga na mãe, • É dar o outro peito sem esvaziar completamente um seio.
Preste atenção a estes durante a amamentação!
• Na técnica correta de amamentação, as seguintes condições devem ser observadas
em termos de segurar o bebê no colo e agarrar a mama. • A cabeça e o corpo do bebê devem estar na mesma direção, em linha reta, • O bebê deve enfrentar o peito com o nível do nariz com o mamilo, • Mãe e bebê devem estar juntos, barriga a barriga, • A mãe deve apoiar o peito de baixo com o dedo indicador, o polegar deve estar no
seio e tocar os lábios do bebê com o mamilo, os dedos não devem impedir que o bebê alcance o seio,
• A boca do bebê deve ser aberta e o lábio inferior do bebê deve ser colocado sob o mamilo virado para fora,
• O bebê deve agarrar não apenas o mamilo com a boca, mas também a área marrom
ao redor dele, e seu queixo deve descansar no peito. A amamentação correta é indicada por amamentação lenta e profunda, descansando no meio, e ouvindo e vendo o som da deglutição. O baixo ganho de peso e a micção pouco frequente são sinais confiáveis de ingestão inadequada de leite materno. Na 2ª semana após o nascimento, o bebê deve atingir seu peso ao nascer e ganhar pelo menos 500 g por mês. Urinar menos de 5-6 vezes ao dia após o sexto dia ou cristais rosa na fralda também são sinais de subalimentação. Como amamentar corretamente O
Quando usar uma bomba de leite?
No período inicial, se os seios estiverem inchados e tensos, se o bebê não puder esvaziar completamente a mama sugando, uma bomba tira leite é usada para aliviar a mama e abrir os dutos de leite para evitar a inflamação da mama chamada mastite, para garantir a continuidade do leite materno quando a mãe e o bebê são separados ou quando a amamentação precisa ser temporariamente interrompida. Dependendo da necessidade, a ordenha pode ser feita a cada três horas durante o dia e a cada quatro a cinco horas à noite. O leite expresso é aquecido numa garrafa com água morna ou num recipiente cheio de água quente. Não são utilizados aquecedores nem micro-ondas. O leite expresso pode ser armazenado à temperatura ambiente por 4-6 horas, na prateleira da geladeira por 1-3 dias e no freezer por 3-6 meses. Como amamentar corretamente O
Para aumentar o leite materno
• A mãe deve ser instilada com autoconfiança sobre a amamentação e deve ser
apoiada positivamente, • A mãe deve ter uma dieta equilibrada e saudável e descansar bem, • Amamentar pelo menos 8 vezes por dia com a técnica correta, • Bebidas com cafeína devem ser evitadas, • Deve ser assegurada uma ingestão adequada de líquidos, mas deve evitar-se uma
ingestão excessiva de líquidos (> 3 lt/dia), • Existem publicações baseadas em observações de que os intensificadores de leite à
base de plantas e bebidas fermentadas aumentam a produção de leite. Eles podem ser usados com uma recomendação médica.
Dano à mãe por amamentação inadequada
Dor no mamilo, rachaduras, tensão na mama como resultado da descarga incompleta do leite materno, bloqueio dos dutos de leite, mastite e formação de abscesso são observados devido ao bebê não se acomodar bem na mama ou tomar apenas o mamilo. No período posterior, pode ocorrer infecção fúngica do mamilo.
Almofada de amamentação
Um travesseiro de amamentação é uma almofada de algodão com fibras que é colocada sob bebês amamentados para apoiar a cabeça e as costas durante a amamentação. A maioria é feita na forma de uma lua crescente. Como o bebê será mais alto no travesseiro de amamentação, as mães não precisam se curvar, evitando assim dores nas costas e até mesmo distúrbios posturais que podem ocorrer na mãe. Antes da amamentação, a mãe coloca o travesseiro ao redor da cintura com o lado aberto nas costas. Depois de verificar se o travesseiro está corretamente colocado, o bebê é colocado no travesseiro de amamentação. O bebê é apoiado da parte inferior da cabeça com o braço do lado da amamentação.
Nutrição da mãe que amamenta
A mãe perde o peso que ganhou durante a gravidez na forma de 1-2 kg por mês, amamentando e comendo uma dieta equilibrada e saudável durante a amamentação. Seguir uma dieta de perda de peso ou consumir alimentos farinhentos, gordurosos e açucarados durante este período afeta negativamente sua saúde. Grupos alimentares básicos como carne, leite, cereais, legumes e frutas devem ser consumidos de forma equilibrada. Leite, iogurte e queijo, que são fontes de cálcio, devem ser tomados em quantidades suficientes. A vitamina D e o ferro tomados durante a gravidez devem ser continuados após o nascimento. Suco de frutas instantâneo, refrigerante, cola, alimentos prontos para comer (sopa instantânea, salame, salsicha, salsicha, salsicha, etc), quantidades excessivas de chá, café e cigarros têm um efeito negativo na saúde do bebê. Como amamentar corretamente O







