Como a nefrectomia aberta é realizada?
Se tanto o doador quanto o receptor passaram em todas as avaliações médicas pré- transplante, eles passam por uma operação de transplante renal. O rim é removido do doador e depois transplantado para o receptor.
Operação Receptor
A operação do receptor no transplante renal é realizada da mesma forma hoje como era há 60 anos. O rim é colocado na virilha direita ou esquerda do receptor. Em pacientes com insuficiência renal que também estão considerando o transplante de pâncreas, a virilha direita é reservada para o pâncreas e o rim é colocado na virilha esquerda. Em outros grupos de pacientes, a primeira escolha é a virilha direita. Uma incisão de 15-20 cm é feita na forma da letra ‘J’ estendendo-se da virilha direita para o lado direito do corpo. O rim é colocado atrás do peritônio. Artérias, veias e conexões do trato urinário são feitas. Um dreno é colocado, que geralmente é removido 3-4 dias após a operação. Durante a conexão urinária, um stent é inserido no trato urinário. Este stent precisa ser removido após 3-4 semanas. Este procedimento é realizado pela equipe de urologia na sala de cirurgia sob anestesia leve. O local de operação é fechado com pequenos fios chamados pontos ou grampos. Estes fios são removidos 3 semanas após a operação em condições de ambulatório.
Os rins doentes estão sendo removidos?
Os rins doentes são preferencialmente removidos antes ou durante o transplante quando há risco de infecção ou câncer, ou em casos de rins policísticos. Além desses casos, os próprios rins do paciente não precisam ser removidos.
O que é uma nefrectomia?
Nefrectomia é o nome médico para a cirurgia para remover o rim. A nefrectomia é realizada de duas formas mais comuns: a nefrectomia aberta e fechada. Os transplantes renais são realizados com o método laparoscópico completo nos Centros de Transplante de Órgãos do Grupo Acibadem Health.
NOTAS: Doação de rim com cirurgia de abertura natural
É a remoção de um rim através da abertura natural existente (vagina).







