Colonoscopia e gastroscopia salvam vidas
Colonoscopia e gastroscopia salvam vidas A colonoscopia é um método de imagem usado no diagnóstico do intestino grosso e a gastroscopia é um método de imagem usado no diagnóstico do câncer de estômago.
A colonoscopia e a gastroscopia são usadas para diagnosticar o câncer
O câncer de cólon é um dos tipos de câncer que podem ser diagnosticados precocemente. Métodos de imagem são usados para seu diagnóstico. A endoscopia, em termos gerais, é o exame de órgãos internos com um sistema suave e iluminado com cabos transmissores de imagem. Os exames realizados para detectar problemas no estômago são popularmente chamados de endoscopia. No entanto, a definição correta disso é gastroscopia. Colonoscopia é o nome dado ao processo de examinar o intestino grosso com uma câmera.
Para que servem a gastroscopia e a colonoscopia?
A gastroscopia mostra as causas visíveis e as consequências das úlceras, gastrite e refluxo, que podem causar queixas no estômago. Colonoscopia também mostra as causas da doença no intestino grosso. Além disso, com esses dois procedimentos, lesões que não causam problemas agora, mas podem causar câncer no futuro, podem ser reconhecidas e removidas durante o procedimento, se apropriado. A gastroscopia envolve entrar pela boca, examinar o esôfago, estômago e duodeno (a primeira parte do intestino delgado) e relatar o que é visto. Na colonoscopia, o cólon é inserido através do ânus, o ar é fornecido e o intestino grosso é examinado e o procedimento é concluído entrando no intestino delgado por cerca de 10-15 cm.
A colonoscopia é realizada sob sedação
A gastroscopia pode ser realizada com ou sem sono, não é um procedimento doloroso, mas algumas pessoas podem preferir dormir porque causa vômitos. A colonoscopia, por outro lado, é um procedimento doloroso, por isso é realizada sob sedação, mas a pessoa não sente dor durante o procedimento. A gastroscopia leva cerca de 5 minutos e a colonoscopia demora cerca de 15-20 minutos. Em ambos os procedimentos, se o paciente for colocado para dormir, nada é sentido. Estes procedimentos são apenas métodos de imagem; não há necessidade de ter medo.
Quando a gastroscopia e a colonoscopia são realizadas corretamente, resultados 100% precisos podem ser obtidos. Não há efeitos colaterais nesses procedimentos. No entanto, podem ocorrer complicações. Embora seja muito improvável, problemas como perfuração de órgãos ou sangramento devido ao procedimento podem ocorrer, mesmo que seja realizado por mãos experientes.
O que fazer antes da gastroscopia e colonoscopia
Para gastroscopia, 7-8 horas de jejum são suficientes. Para colonoscopia, a limpeza intestinal deve ser assegurada usando uma dieta aquosa sem polpa por 1-2 dias e evacuadores intestinais laxantes para serem bebidos na noite anterior ao procedimento. Após os procedimentos, se realizados sob anestesia, o alimento pode ser comido após 2 horas. Se a gastroscopia foi realizada sem anestesia, o alimento pode ser comido quando a dormência da garganta melhora. Em outros casos especiais, dependendo do tipo de procedimento, às vezes pode ser recomendado pelo médico. Caso contrário, não é necessário nenhum procedimento especial.
Quem é que faz gastroscopia e colonoscopia?
A gastroscopia pode ser realizada para queixas de dor no estômago, queimação, vômitos e perda de peso, e a colonoscopia pode ser realizada por sangramento no intestino, mudanças nos hábitos intestinais, dor abdominal inexplicável ou histórico familiar de câncer de cólon. Em caso de anemia ferropriva, especialmente em mulheres na pós-menopausa ou homens com mais de 40 anos, deve ser realizada colonoscopia.
Se o câncer de cólon é comum na família
Estes procedimentos podem ser realizados em qualquer idade de acordo com a necessidade. Se houver um histórico familiar de câncer de cólon, a primeira colonoscopia pode ser realizada a cada 5 anos, se normal, e se houver pólipos, pode ser realizada a cada 1-2 ou 3 anos, dependendo do tipo de pólipo. Para o estômago, se a primeira gastroscopia for normal, deve ser realizada a cada 5 anos, mesmo que não haja queixa, esse período pode não ser esperado na presença de úlceras estomacais ou se a pessoa tiver queixas no período intermediário.
O sangue oculto é verificado antes da colonoscopia para a triagem do câncer de cólon?
Não existe tal obrigação. O sangue oculto fecal é um teste de triagem. Um resultado positivo não significa necessariamente que haja uma patologia, e um resultado negativo não significa necessariamente que tudo é normal. É necessário avaliar de acordo com a reclamação.
Removendo pólipos se a colonoscopia os mostrar
Os pólipos observados durante a colonoscopia são removidos com pinças de biopsia ou eletrocautério, dependendo do tamanho e da capacidade de remoção da base. Para pólipos com uma base grande ou pólipos muito grandes, podem ser necessários métodos avançados de remoção endoscópica ou intervenção cirúrgica. Após a remoção dos pólipos, o paciente pode ser monitorado por algumas horas, dependendo do risco. Os resultados da patologia variam de centro para centro, mas em média levam 10 dias. De acordo com esses resultados, a frequência do acompanhamento é determinada pelo médico.







