Clareamento dos dentes O que é o Branqueamento dos Dentes?
Clareamento dos dentes O que é o Branqueamento dos Dentes? Clareamento dos dentes é o nome geral dado aos métodos usados para branquear a cor dos dentes de um indivíduo para torná-los uma sombra mais clara. Os dentes das pessoas podem ficar manchados ou descoloridos por várias razões. No entanto, existem várias maneiras seguras de tornar os dentes que perderam a brancura mais brilhantes e brancos novamente. O branqueamento dos dentes não pode tornar os dentes completamente brancos, mas pode clarear a cor existente em vários tons. Os procedimentos de clareamento dentário devem ser realizados apenas por um dentista supervisionado, como um dentista ou terapeuta odontológico, e somente com uma prescrição de um dentista. Mesmo que alguns salões de beleza ofereçam serviços de clareamento dentário, se não houver dentista para realizar o procedimento, isso significa colocar em risco a saúde bucal do indivíduo. Os indivíduos também podem comprar kits de clareamento dos dentes para auto-administração em casa, mas estes também carregam riscos. Embora os métodos de clareamento dos dentes possam ter alguns efeitos colaterais, a maioria dos tratamentos tradicionais de clareamento dentário é segura desde que as instruções sejam seguidas e executadas por um profissional médico. No método de clareamento domiciliar, que está entre os métodos utilizados para o branqueamento dos dentes, o indivíduo precisará visitar o cirurgião-dentista várias vezes. O dentista fará um protetor bucal fazendo uma cópia da forma dos dentes do indivíduo. Ele ou ela vai então dar ao indivíduo um gel clareador para ser usado com o protetor bucal e explicar as instruções sobre como usá-lo. Este gel é usado em intervalos regulares por duas a quatro semanas. Outro tipo de clareamento realizado no consultório do dentista é um método chamado branqueamento por potência, que pode clarear a cor dos dentes em vários tons. Neste método, os dentes são revestidos com alvejante, que é ativado por um feixe de luz ou laser.
Como os dentes mudam de cor?
A descoloração dos dentes tem causas externas e internas. Como iluminar os dentes deve ser decidido de acordo com o tipo de coloração. A descoloração extrínseca é basicamente a coloração e descoloração dos dentes de um indivíduo com base em fatores externos, i.e. alimentos, bebidas ou hábitos de fumar. Chá, café, alimentos tingidos, vinho tinto e produtos de tabaco podem contribuir para este tipo de coloração. Essas manchas geralmente afetam apenas a parte externa dos dentes do indivíduo. A descoloração externa pode ser tratada com cremes dentais clareadores que visam as manchas externas deos dentes.
A descoloração intrínseca
é causada pelo interior do dente. A descoloração interna pode ser causada por medicação, doença infantil, infecção, trauma dentário ou envelhecimento. Em casos de descoloração intrínseca, os dentes podem precisar ser clareados profissionalmente por um especialista para obter a mesma ou melhor brancura dentária de antes.
O que são os métodos de clareamento dos dentes?
Existem muitos métodos e produtos que os indivíduos podem usar para branquear os dentes. Devido ao grande número de produtos e métodos, é normal que os indivíduos sejam confundidos sobre qual deles é adequado para eles e quais são seguros.
Existem três categorias gerais de métodos de clareamento dos dentes. São eles: intervenções diretas de um dentista, intervenções com itens fornecidos pelo dentista para uso doméstico e intervenções domiciliares com produtos sem prescrição médica sem a supervisão de um dentista. Ao determinar qual desses métodos é apropriado para um indivíduo, o tipo de descoloração que o indivíduo está buscando, o custo do método de tratamento, o fator idade em crianças, a história de saúde bucal do indivíduo, incluindo preenchimentos e pontes, e o método de tratamento em si todos desempenham um papel. Antes de tentar qualquer método de clareamento dos dentes, seria muito benéfico para o indivíduo consultar com seu dentista. Os dentistas podem recomendar um plano de tratamento que melhor atenda às necessidades do indivíduo e oferecer opções entre uma variedade de abordagens diferentes. A quantidade de tempo necessária para clarear os dentes de um indivíduo com segurança depende da cor atual dos dentes do indivíduo, da tonalidade que eles estão buscando e do método usado para branquear os dentes.
Clareamento dos dentes sob controle do dentista
Os métodos mais comumente usados são o clareamento dos dentes com peróxido de carbamida. Esta substância é dividida em peróxido de hidrogênio e nitrogênio uréia por uma reação, e o processo de reação visa clarear a cor do dente. Este método é considerado uma maneira segura de branquear os dentes.
Clareamento dos dentes na prática
O tratamento de branqueamento no consultório pode ser mais benéfico para o indivíduo, porque funciona muito rapidamente. O efeito de branqueamento também pode durar mais tempo. Com este método, você pode geralmente precisar somente uma hora do tratamento ou de algumas visitas para branquear seus dentes. Isto porque a concentração de peróxido de hidrogênio nos produtos aplicados é maior do que a dada para uso doméstico. Se o indivíduo tem gengivas recuando ou abfração lesões, métodos de tratamento em consultório são normalmente recomendados.
Para acelerar este processo, o dentista também pode usar luz ou tratamento a laser durante a aplicação do produto clareador em seus dentes. No entanto, este método adicional ainda não foi provado ser igualmente eficaz para cada indivíduo.
Tratamento Domiciliar
Os dentistas podem ajudar as pessoas a clarear os dentes em casa. Para isso, serão confeccionados moldes que são especialmente medidos e preparados para se adequarem à boca do indivíduo. O gel clareador dos dentes será aplicado sobre esses moldes todos os dias e usado por 30 minutos a 1 hora por dia durante várias semanas, de acordo com as instruções do dentista.
Produtos de branqueamento dentário de venda livre
Os indivíduos podem comprar produtos de clareamento sem prescrição médica para ajudar a branquear seus dentes manchados. Ao contrário dos produtos administrados por um dentista, estes produtos não contêm peróxido de carbamida ou têm uma proporção muito menor dos ingredientes que os dentistas usam. Isso significa que, para indivíduos com dentes naturalmente descoloridos, os clareadores de venda livre podem não ser tão eficazes ou podem levar mais tempo para branquear os dentes. Em todos os casos, apenas devem ser utilizados branqueadores dentários confiáveis e oficialmente aprovados. Ao usar esses produtos, as instruções do fabricante devem ser seguidas à risca. As pastas de dentes branqueadoras não usam normalmente peróxido de carbamida. Em vez disso, essas pastas de dente visam a superfície dos dentes com abrasivos e várias substâncias, como o químico azul kovarin. Clarear pastas de dente pode levar tempo para trabalhar. No entanto, as pastas de dentes branqueadoras que contêm covarina azul podem ver alterações após a primeira escovação, pois esse produto químico faz com que os dentes de um indivíduo pareçam mais brancos. Também pode ser possível usar tiras de branqueamento sem prescrição médica para clareamento dos dentes. Estas tiras contêm uma quantidade menor de peróxido de hidrogênio do que os produtos profissionais usados por dentistas. Eles devem ser aplicados nos dentes uma ou duas vezes por dia durante um determinado período de tempo, conforme especificado pelo fabricante. Como as tiras de clareamento contêm agentes branqueadores em diferentes proporções e concentrações, o tempo de clareamento pode variar. O carvão ativado é um dos remédios caseiros para clareamento dentário. Tais métodos ainda não foram cientificamente comprovados para branquear os dentes ou para ser seguro de usar sem danificar os dentes. Você deve sempre consultar um dentista antes de tentar esses métodos. O uso desses métodos sem consultar um dentista pode causar danos temporários ou permanentes aos dentes do indivíduo.
Quais efeitos colaterais podem ocorrer durante o clareamento dos dentes?
Mesmo que os métodos de clareamento dentário são geralmente seguros, é possível encontrar vários efeitos colaterais em alguns casos. Um desses efeitos colaterais é a sensibilidade dentária. Após o clareamento dos dentes, os dentes de um indivíduo podem ficar mais sensíveis. Isto pode ocorrer após o primeiro ou segundo tratamento. A sensibilidade dentária irá normalmente diminuir com o tempo. O dentista pode recomendar que o indivíduo trate a sensibilidade com produtos contendo nitrato de potássio e fluoreto de sódio em gel. Além da sensibilidade dentária, também é possível sentir irritação gengival. Isso pode ocorrer quando as gengivas entram em contato com o branqueador. Este efeito secundário desaparece normalmente após o fim do período do tratamento. Os indivíduos devem lembrar que os dentes não permanecem brancos permanentemente. Os indivíduos podem ter que seguir o tratamento do alvejante frequentemente devido à descoloração externa e interna. Lembre-se também que estes produtos são para dentes naturais. Indivíduos com preenchimentos, coroas, pontes ou próteses devem se lembrar que os produtos de clareamento dos dentes são para dentes naturais. Os indivíduos que tiveram intervenção médica prévia em seus dentes devem sempre conversar com o dentista sobre os possíveis efeitos colaterais do procedimento de descoloração dos dentes. Tentar uma limpeza dentária quando há cárie ativa ou certos trabalhos médicos em andamento pode não ser a escolha certa.
Como manter a brancura dos dentes por mais tempo?
Os hábitos de alimentação, consumo e higiene bucal de um indivíduo podem afetar a duração dos resultados do clareamento dentário. Depois de completar qualquer tratamento clareador, os dentes ainda são suscetíveis a manchas de bebidas como chá e café e certos alimentos. Lavar ou escovar os dentes imediatamente após comer ou beber pode evitar que os elementos que causam a descoloração dos dentes se instalem na superfície dos dentes e reduzam o acúmulo de placa! O clareamento dentário é considerado seguro desde que os indivíduos adiram aos métodos aprovados por seu dentista. Os indivíduos devem usar o método que se adapte às suas necessidades e sempre seguir as instruções para uso do produto que estão usando exatamente. Em caso de efeitos colaterais, o dentista deve ser contatado.







