Ciática O que é ciática?
Ciática O que é ciática? A ciática, também conhecida como dor ciática, refere-se à dor sentida no nervo ciático. O nervo ciático é normalmente a via nervosa mais longa do corpo. Ele corre da parte inferior das costas e para baixo através das nádegas, sob as pernas e termina logo abaixo do joelho. O nervo ciático controla principalmente os músculos da parte inferior das pernas e proporciona sensação à pele ao redor do pé e da parte inferior da perna. Em circunstâncias normais, a ciática afeta apenas um lado do corpo. A ciática ocorre mais comumente quando parte do nervo ciático é comprimido por um estreitamento da coluna vertebral, i.e. estenose espinhal, uma hérnia de disco ou um esporão ósseo na coluna vertebral. Esta compressão causa dor, inflamação e em muitos casos, geralmente alguma dormência na perna afetada. Embora a ciática e sua dor possam ser muito graves em alguns casos, a maioria dos casos resolve dentro de algumas semanas com tratamentos que não requerem cirurgia. A intervenção cirúrgica pode ser a opção de tratamento adequada para indivíduos com ciática grave o suficiente para experimentar complicações adversas associadas ao enfraquecimento significativo das alterações da perna, intestino ou bexiga.
Causas O que causa a ciática? A ciática
é uma condição que geralmente se desenvolve quando o nervo ciático é comprimido por uma hérnia de disco na coluna vertebral ou por uma protrusão óssea causada pelo crescimento excessivo do osso nas vértebras ao longo do tempo. Em casos mais raros, o nervo ciático pode ser comprimido por um tumor ou danificado por uma doença como diabetes. Existem vários fatores de risco para o desenvolvimento da ciática. Estes incluem principalmente a idade. Alterações relacionadas à idade na coluna vertebral, como hérnias de disco e esporão ósseo, são as causas mais comuns da ciática. A obesidade, i.e. o excesso de peso corporal, pode aumentar a carga na espinha, contribuindo para mudanças espinais que podem provocar a ciática. A diabetes, que afeta a forma como o corpo usa açúcar no sangue, aumenta o risco de danos nos nervos em todo o corpo. Isso pode levar ao desenvolvimento da ciática ao longo do tempo.
Embora os especialistas médicos pensem que várias ocupações podem desempenhar um papel na ciática, especialmente um trabalho que requer dobrar as costas, transportar cargas pesadas ou dirigir um veículo a motor por longos períodos de tempo, ainda não há evidências conclusivas dessa ligação. No entanto, tem sido observado que a sessão prolongada ou pessoas com um estilo de vida sedentário são mais propensas a desenvolver ciática do que pessoas ativas.
Quais são as complicações da ciática?
Mesmo que a maioria das pessoas se recupere completamente ao longo do tempo, a ciática pode potencialmente causar danos permanentes nos nervos, muitas vezes sem tratamento para acelerar a recuperação. Portanto, deve-se procurar imediatamente atenção médica, especialmente se houver perda de sensibilidade na perna afetada, fraqueza ou perda da função e controle do intestino e bexiga.
Como prevenir a ciática?
Infelizmente, nem sempre é possível prevenir a ciática e ela pode se repetir com o tempo. No entanto, algumas precauções e mudanças de estilo de vida podem desempenhar um papel importante na proteção das costas e da região lombar. Os indivíduos devem fazer exercícios leves regularmente. Deve ser dada especial atenção aos músculos abdominais e lombares, que são essenciais para a postura correta e alinhamento, e para manter as costas fortes. O médico pode recomendar um conjunto de atividades para isso. Os indivíduos devem tomar cuidado para manter a postura correta e ereta ao sentar-se. Em particular, deve ser preferível um bom apoio para as costas, apoios para os braços e, idealmente, uma cadeira com base giratória para manter a postura correta quando se está sentado. Para manter a curva natural e normal das costas, pode ajudar a colocar um travesseiro ou toalha enrolada na parte inferior das costas. Os joelhos e quadris devem ser mantidos retos em relação ao corpo. A mobilidade do corpo deve ser usada corretamente. Por exemplo, as pessoas que ficam de pé por um longo tempo podem descansar um pé em um banquinho ou uma pequena caixa de vez em quando. Ao levantar algo particularmente pesado, deve-se tomar cuidado para garantir que os membros inferiores, i.e. as pernas, façam o transporte e levantamento. É necessário mover a carga para cima e para baixo durante o processo de elevação e nunca deve ser levantada ou abaixada enquanto estiver deitada. A parte de trás deve ser mantida reta e apenas os joelhos devem ser dobrados. Evite dobrar ao levantar ou abaixar algo. Se o objeto for pesado, desconfortável ou difícil de mover devido à sua forma, deve- se sempre pedir ajuda, ou ter uma ferramenta de apoio ou veículo disponível.
Sintomas Quais são os sintomas da ciática?
Sinal e sintoma de ciática é a dor que irradia da região lombar na parte inferior da coluna vertebral, i.e. a região lombar, para as nádegas e a parte de trás da perna. Embora a ciática possa ser sentida em quase qualquer lugar ao longo da via do nervo ciático, é mais comum que ela siga um caminho da parte inferior das costas até as nádegas e a parte de trás da coxa e da panturrilha. A intensidade da dor pode variar muito, desde uma leve dor até uma sensação aguda de queimação ou dor excruciante. Em alguns casos, o indivíduo pode sentir algo como um choque elétrico. A dor pode se tornar pior quando o indivíduo tosse ou espirra, e é comum que a sessão prolongada ou a inatividade agravem os sintomas. Em muitos casos, apenas um lado do corpo é afetado pela ciática. Alguns indivíduos podem experimentar dormência, formigamento ou fraqueza muscular na perna ou pé afetados. Isso pode se desenvolver como dor em uma parte da perna e dormência em outro lugar. A ciática com sintomas leves geralmente se resolve sozinha ao longo do tempo. Se as medidas de autocuidado não aliviam os sinais e sintomas do indivíduo, se a dor é grave, piora progressivamente ou dura mais de uma semana, é necessário consultar um médico. No entanto, se houver dor súbita e intensa na parte inferior das costas ou da perna, dormência ou fraqueza muscular na perna, se a dor seguir uma lesão grave ou trauma como um acidente de trânsito e se o indivíduo tiver problemas para controlar os movimentos intestinais ou da bexiga, Atenção médica deve ser procurada imediatamente.
Métodos de diagnóstico Como a ciática é diagnosticada?
Para diagnosticar a ciática, o médico primeiro realiza um exame físico e tem como objetivo aprender sobre o histórico de saúde do paciente com uma variedade de perguntas. O paciente deve discutir todos os sintomas que observa com o médico durante este exame e compartilhar informações sobre outras condições ou doenças que possam ter. Durante o exame físico, o médico pode verificar a força muscular e os reflexos do indivíduo. O médico pode pedir ao indivíduo para andar com os pés nos pés ou calcanhares, levantar-se de uma posição de cócoras e levantar as pernas uma de cada vez enquanto está deitado de costas. Em muitos casos, a dor da ciática piora durante essas atividades. Muitos indivíduos têm hérnia de disco ou esporão ósseo que aparecem em radiografias e outros exames de imagem, mas estão em uma forma e posição que não causa sintomas. Por esse motivo, os médicos geralmente não solicitam esses testes a menos que a dor seja grave ou resolva dentro de algumas semanas. No entanto, se forem necessários exames de imagem, o médico tem várias opções.
Um raio-X da coluna do indivíduo pode revelar um esporão ósseo, um crescimento excessivo de osso que está pressionando um nervo. A ressonância magnética, ou imagem por ressonância magnética, usa um poderoso ímã e ondas de rádio para criar imagens transversais das costas. A ressonância magnética produz imagens detalhadas de ossos e tecidos moles, como discos herniados. Durante este teste, o indivíduo encontra-se em uma tabela que entra na máquina de MRI Uma tomografia computadorizada é realizada injetando um corante de contraste na medula espinhal antes que os raios-X sejam levados para a imagem da coluna vertebral. Este é um procedimento chamado de mielograma por TC. Este corante injetado, em seguida, viaja até a medula espinhal e para os nervos espinhais, que aparecem brancos no exame, dando uma aparência distinta contrastante durante o exame. A eletromiografia, ou teste de EMG, mede os impulsos elétricos produzidos pelos nervos e a resposta dos músculos. Um teste EMG pode confirmar a presença de compressão nervosa causada por hérnia de vértebras ou estenose espinhal, um estreitamento do canal espinhal.
Como a ciática passa?
A ciática é uma condição que normalmente pode resolver espontaneamente na maioria dos casos com medidas de cuidados domiciliares. No entanto, se não for tratada, pode causar danos potencialmente permanentes ao nervo do indivíduo.
Métodos de tratamento Como tratar a ciática?
Se a dor ciática não melhorar com medidas de autocuidado, o médico pode oferecer opções de tratamento por meio de medicação, injeções ou cirurgia. A longo prazo, o tratamento fisioterapêutico pode ser oferecido. Os tipos de medicamentos que podem ser prescritos para aliviar a dor ciática incluem antiinflamatórios, relaxantes musculares, narcóticos, medicamentos anti-seizure e antidepressivos tricíclicos. Estes medicamentos devem ser sempre usados em conjunto com o conselho de um médico e se o indivíduo já estiver tomando outros medicamentos, deve-se determinar se eles podem interagir negativamente com eles. Uma vez que a dor aguda do indivíduo tenha resolvido, o médico ou um fisioterapeuta pode projetar um programa de reabilitação para ajudar a prevenir futuras lesões. Este programa geralmente Inclui exercícios que visam corrigir a postura incorreta do indivíduo, fortalecendo os músculos que suportam as costas e melhorando a flexibilidade.
A opção de intervenção cirúrgica é geralmente usada quando o nervo comprimido causa fraqueza significativa, perda do controle intestinal ou da bexiga, ou dor que piora ou não melhora com outros tratamentos. Os cirurgiões podem arquivar ou remover o esporão ósseo ou remover a hérnia de disco que está pressionando o nervo comprimido.
Mudanças de estilo de vida e cuidados domiciliares para ciática
Em muitos casos, cuidar de si mesmo leva a um resultado positivo para a ciática. No entanto, mesmo que descansar por um dia ou dois proporcione algum alívio inicial, a inatividade prolongada muitas vezes piora os sinais e sintomas. Há uma série de tratamentos de autocuidado que podem ajudar o indivíduo. Inicialmente, uma compressa fria colocada na área dolorida por até 20 minutos várias vezes ao dia pode aliviar a dor. Um pacote de gelo embrulhado em uma toalha limpa ou um pacote de leguminosas congeladas pode ser usado para isso. Dois a três dias após as compressas frias, podem ser aplicadas compressas quentes nas áreas dolorosas. Garrafas de água quente na configuração mais baixa, lâmpadas de calor ou almofadas de aquecimento podem ajudar o indivíduo. Se a dor persistir, compressas quentes e frias podem ser alternadas diariamente. Exercícios de alongamento suaves para a parte inferior das costas podem ajudar o indivíduo a se sentir melhor e podem ajudar a aliviar a compressão da raiz nervosa. O indivíduo deve evitar sacudir, saltar ou torcer enquanto se alonga. Idealmente, a posição esticada deve ser mantida por pelo menos 30 segundos. Alguns analgésicos podem ser úteis para a ciática. No entanto, o indivíduo deve sempre consultar um médico antes de tomar esses medicamentos e descobrir se eles podem interagir negativamente com os medicamentos que estão sendo usados.







