Causas e tratamento de hematomas corporais
Causas e tratamento de hematomas corporais Contusões em nossos corpos às vezes ocorrem como resultado de um golpe, às vezes como resultado de acidentes menores que nem sequer nos lembramos quando e onde eles aconteceram.
Por que as contusões acontecem?
Podemos esbarrar em uma porta, na borda de uma mesa de café, uma poltrona ou outros móveis por causa do descuido de um momento. Isso machuca a todos, grandes e pequenos, naquele momento. Uma contusão se forma rapidamente. Às vezes não notamos o impacto e deduzimos do hematoma que recebemos o golpe. Você não verá nenhum sangramento porque não há corte. No entanto, os hematomas causados por um inchaço ou golpe são causados por danos nos capilares sob a pele e vazamento de sangue sob a pele. As contusões ficam rosa e vermelha imediatamente após o trauma e ficam roxas e azuis escuras no dia seguinte, à medida que o oxigênio no sangue diminui. Começam então a curar-se e ficam verdes, depois amarelos e castanhos. Não há mais mudança de cor e desaparece no máximo 18 dias. Essas formações, que causam dor quando pressionadas nos primeiros dias, tornam-se imperceptíveis ao longo do tempo.
Por que ocorre hematoma corporal?
Contusões no corpo ou nas pernas podem ocorrer devido a uma queda na quantidade de plaquetas (plaquetas sanguíneas) no sangue, bem como devido a golpes ou colisões. Este tipo de contusão é geralmente visto em pessoas que tiveram uma infecção grave ou estão hospitalizadas em cuidados intensivos. A idade também é um fator importante nessa condição. Como os tecidos que suportam as veias enfraquecem com a idade, o sangue pode passar para fora das veias e causar uma aparência roxa, mesmo no impacto mais suave. Contusões, que são muito comuns na vida, às vezes podem ocorrer sem motivo. Especialmente se os hematomas ocorrerem sem motivo e forem vistos com os seguintes sintomas, esses hematomas devem ser enfatizados e suas causas devem ser investigadas.
• Se você acha que os hematomas em seu corpo se desenvolvem por conta própria, • Se as contusões são recorrentes e não dolorosas, • Se houver hematomas em mais de um lugar, • Se os hematomas forem acompanhados por sangramento nas gengivas, nariz, área genital,
• Se, além de hematomas, houver febre, fraqueza, inchaço dos gânglios linfáticos,
Se um trauma menor resultar em uma contusão muito grande, consulte um especialista.
Por que os hematomas nas pernas ocorrem?
Se o hematoma ocorrer na perna sem trauma e o hematoma persistir por um longo tempo, isso pode indicar um distúrbio sanguíneo que deve ser suspeito. A gravidade do trauma e o grau de contusão também devem ser proporcionais. Hematomas maiores após um impacto menor também são perigosos. As famílias devem ter cuidado com seus filhos. Neste caso, a localização do hematoma também é importante. As contusões abaixo do joelho em crianças são causadas por danos, enquanto as lesões acima do joelho são mais prováveis de serem causadas por doenças.
Se a contusão estiver abaixo do joelho…
Hematomas abaixo do joelho em crianças são frequentemente causados por trauma. Especialmente em crianças em idade de brincar e escolar, os hematomas causados por trauma são muito mais comuns. No entanto, nem todos esses hematomas são causados por trauma. Contusões que ocorrem espontaneamente sem trauma devem definitivamente alarmar os pais. Porque essas contusões podem ser um prenúncio de muitas doenças do sangue. Por esta razão, os hematomas nos corpos de crianças entre as idades de 2 e 12 anos, que é chamado de brincadeira e idade escolar, devem ser cuidadosamente monitorados pelas famílias.
Como curar contusões causadas por impacto?
Uma compressa fria pode ser a primeira intervenção para reduzir o efeito de contusões causadas por um inchaço ou queda. Esta compressa fria pode prevenir o inchaço, prevenindo a inflamação. Também é aconselhável manter a perna ou o braço machucado em um ponto mais alto que o nível do coração para evitar que o sangue se acumule em uma área.
Quais contusões são perigosas?
Em áreas sem osso subjacente ou camadas ricas de tecido mole, o impacto é relativamente menos severo. Especialmente os tecidos acima do joelho têm a capacidade de reduzir a velocidade do impacto. Por esta razão, a área acima do joelho é menos propensa a ser exposta a trauma do que a perna. Por causa de todas essas características, é necessário ser um pouco mais cético sobre contusões acima do joelho e manter as doenças hematológicas em mente. Muitas doenças, como a púrpura trombocitopênica imune (PTI), que é caracterizada por uma deficiência de células chamadas plaquetas responsáveis pelo sistema de coagulação no sangue, hemofilias, que incluem deficiências em fatores de coagulação, disfunções nas plaquetas e raramente leucemia podem levar a esses hematomas. Na verdade, às vezes o primeiro achado em leucemia pode ser essas contusões que se desenvolvem devido à baixa
Plaquetas. Prestar atenção às contusões com as seguintes características: • Mais de um • Auto-volúvel • A gravidade do trauma é inversamente proporcional • Contusões acompanhadas de hemorragias nasais e sangramento nas gengivas
Lembre-se, um simples hemograma após um exame médico pode ajudar a diagnosticar muitas doenças. Claro, você não precisa ir ao médico para cada hematoma no corpo do seu filho. Observe seu filho, especialmente se você tiver certeza de que o trauma desempenha um papel no hematoma. Questione seu filho, se necessário. As crianças podem facilmente expressar um histórico de trauma, como a queda. Para hematomas diferentes desses, é útil que a criança seja examinada por um especialista em hematologia.
Contusões em crianças marrons podem passar despercebidas
Se a doença é a causa de contusões que ocorrem principalmente nas pernas; ela se espalha para todo o corpo ao longo do tempo. Contusões, especialmente em crianças muito escuras, às vezes podem ser negligenciadas. As famílias devem definitivamente observar essa situação.
Causas comuns de hematomas em adultos?
As contusões são mais comuns em mulheres. Isso ocorre porque há mais acúmulo sob a pele nas mulheres do que nos homens. Em adultos, contusões nos braços e na parte superior do corpo, sangramento nas gengivas, sangramento menstrual prolongado, sangramento menstrual inexplicável, sangramento intraocular, sangue nas fezes e sangramento por hemorróidas podem indicar um distúrbio de coagulação. Distúrbios de coagulação, como a hemofilia, podem ser herdados geneticamente ou às vezes adquiridos. Portanto, um hematologista deve ser consultado para tais contusões. Além de problemas de coagulação, contusões também podem indicar doenças hepáticas, alergias ou leucemia. Alguns medicamentos, como anticoagulantes, também podem causar hematomas. Com o uso excessivo de anticoagulantes, os hematomas podem ser acompanhados por gases, inchaço, dor abdominal, diarreia, vômitos, náuseas, sensação de queimação no peito e constipação. Os anticoagulantes, bem como os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou alguns antidepressivos podem aumentar a tendência de contusões. Mesmo suplementos contendo ingredientes ativos como alho, gingko, ginseng e óleo de peixe podem reduzir a função plaquetária normal e causar hematomas. Outras causas comuns de hematomas são as seguintes:
• Deficiência de vitamina B12, vitamina C e vitamina K • Distúrbios sanguíneos como doença de von Willebrand, hemofilia, distúrbios plaquetários e outros distúrbios da coagulação sanguínea • Violência doméstica, violência contra crianças ou idosos • Idade avançada • Consumo excessivo de álcool • Desnutrição • Exercício excessivo • Diabetes • Quimioterapia • Linfoma não-Hodgkin
Entre as causas mais raras de hematomas incluem-se as seguintes: • Púrpura imunotrombocitopênica (ITP) • Hemofilia A • Hemofilia B • Síndrome de Ehler Danlos • Síndrome de Cushing
As doenças alérgicas causam hematomas?
Contusões também podem ocorrer na vasculite urticária, uma forma menos comum de urticária, comumente conhecida como urticária. Nesta doença, ocorre inflamação nos vasos sanguíneos. Como resultado, podem ser vistas lesões que duram mais de 24 horas. Estas lesões são mais dolorosas e podem causar hematomas e coceira.
Hematoma e hematoma são diferentes?
Às vezes, os hematomas podem ser confundidos com contusões. Um hematoma é uma coleção de sangramento de grandes vasos sob a pele, geralmente após o trauma. Os hematomas ocorrem em vasos finos e curam rapidamente. Um hematoma que não desaparece por conta própria deve ser tratado. Contusões que são dolorosas ao toque, ficam cada vez maiores e aumentam a dor apesar da passagem do tempo podem indicar um hematoma. Especialmente os hematomas que ocorrem no crânio representam um risco sério. Pacientes que pensam ter um hematoma devem consultar um médico.
Que médico deve ver para hematomas no corpo?
Um médico de hematologia deve ser consultado para verificar se há hematomas no corpo que não são causados por impacto. Porque as contusões que ocorrem sem motivo e não desaparecem por muito tempo podem ser um prenúncio de uma doença. Estes podem ser do tamanho de uma cabeça de alfinete na base de o cabelo, ou eles podem aparecer em tamanhos maiores. Desde pequenas contusões ocorrem mais de uma vez, as pessoas geralmente percebem-los e consultar um médico. Em algumas pessoas, o diagnóstico pode ser feito como resultado de outro médico perceber e se referir à hematologia. Quando consulta um médico com uma queixa de nódoas negras, pode ser-lhe feita a seguinte pergunta:
• Você tem uma doença no sangue em sua família? • Já teve sangramento da boca ou do nariz? • Se você já fez uma cirurgia antes, teve sangramento excessivo? • Você já começou algum medicamento ou suplemento? • Se você é uma mulher, você tem sangramento excessivo durante seus períodos menstruais? • Perdeu sangue através da urina ou fezes? • Já teve hemorragia articular, muscular ou cerebral?
Como é que as nódoas negras no corpo desaparecem?
Para o diagnóstico de hematomas, um histórico detalhado é retirado primeiro da pessoa. Na segunda etapa, a pessoa é examinada. Achados como o estado geral da pessoa, febre, condição dos gânglios linfáticos podem dar informações sobre a causa do hematoma durante o exame. Em seguida, se necessário, alguns testes são realizados e o diagnóstico pode ser feito nesta fase. O tratamento é planejado de acordo com a causa do hematoma.







