Cânceres comuns em mulheres e seus sintomas
O que você precisa saber sobre os cânceres uterinos, cervicais e ovarianos, que são os tipos mais comuns de câncer ginecológico.
Cuidado com o câncer cervical e outros cânceres genitais!
Muitas mulheres não têm muita informação sobre o câncer genital que encontram cedo ou mais tarde na vida. No entanto, é importante que a consciência adquirida no câncer de mama nos últimos anos também seja experimentada em cânceres genitais. Entre os cânceres genitais, os cânceres uterino, cervical e ovariano são os mais comuns. Aqui está o que você precisa saber sobre esses cânceres genitais.
Sintomas de câncer do colo do útero
O câncer do colo do útero é o segundo câncer mais comum depois do câncer de mama no mundo e o oitavo câncer mais comum na Turquia. No câncer do colo do útero, que dá muito poucos sintomas nos estágios iniciais, sangramento após a relação sexual, corrimento sanguinolento abundante e sangramento não menstrual são observados. Em estágios avançados, há sintomas como corrimento espessado, dor na virilha, dor latejante na perna e micção com sangue. O vírus chamado HPV é a principal causa de câncer do colo do útero. No entanto, nem todas as mulheres que têm inflamação por HPV desenvolvem câncer. Além do HPV, a relação poligâmica, o nascimento de muitas crianças, o tabagismo, o uso de hormônios esteróides a longo prazo, algumas infecções do trato genital feminino e algumas razões genéticas podem ser contadas como fatores adicionais. 80% das mulheres encontram o HPV em algum momento de suas vidas e têm uma infecção. Apenas 1 a 3% deles resultam em câncer. No entanto, o câncer do colo do útero é conhecido como um tipo de câncer que pode ser prevenido antes que ocorra. Com controles regulares, as mudanças pré-cancerosas podem ser detectadas e tratadas antes que o câncer se desenvolva. Os métodos de prevenção mais eficazes incluem vacinas contra o HPV e exames regulares de HPV e esfregaço.
Sintomas de câncer de ovário
O câncer de ovário, um dos tipos de câncer que não apresenta sintomas nos estágios iniciais, é visto em 7 das 100 mil mulheres todos os anos. Neste tipo, que é
Em um estágio avançado, muitas mulheres com câncer de ovário, constipação, micção frequente e falta de ar podem ser vistas dependendo dos órgãos aos quais se espalhou com inchaço abdominal e massa palpável. Apenas 20 por cento do câncer de ovário, 80 por cento dos quais tem uma causa desconhecida, é causado por fatores genéticos. Especialmente as mulheres mais velhas que têm menstruação precoce e menopausa tardia e que não têm filhos estão no grupo de risco. Ter mais de um filho, amamentar e usar pílulas anticoncepcionais são conhecidos por reduzir o risco de câncer de ovário.
Sintomas de câncer uterino
O câncer uterino é mais comumente caracterizado por sangramento. O sangramento menstrual é irregular e excessivo. Especialmente após a menopausa, o risco aumenta ainda mais. Por esta razão, é absolutamente necessário consultar um especialista quando o menor sangramento é visto após a menopausa. O maior risco no câncer uterino, que dá os primeiros sintomas e pode ser detectado no estágio inicial, é o excesso de peso. Tanto é assim que o risco de câncer uterino é 3 vezes maior em mulheres obesas. Outros fatores de risco incluem diabetes descontrolado, não ter filhos, terapia hormonal não atendida com estrogênio e doenças que impedem a ovulação. A fim de prevenir o câncer uterino, livrar- se do excesso de peso, gravidez e amamentação, tomar progesterona se o útero estiver no lugar enquanto toma estrogênio reduz significativamente o risco. Hábitos de dieta gordurosos também devem ser evitados.







