Atenção ao problema da obesidade em crianças!
A obesidade, que ameaça crianças com maus hábitos alimentares e inatividade, causa muitos problemas graves de doenças cardíacas à pressão arterial. As causas da obesidade em crianças e sugestões contra ela estão em nosso artigo…
Quais são as causas da obesidade em crianças?
O excesso de peso tornou-se um grande problema no mundo hoje. Uma em cada 10 crianças com idades entre 5 e 17 anos é o excesso de peso, que é cerca de 155 milhões em todo o mundo. Um quarto destes, 30-45 milhões de crianças, são obesos. A obesidade leva à síndrome metabólica, que por sua vez leva a doenças cardíacas prematuras. A síndrome metabólica é caracterizada por altos níveis de insulina no sangue, hipertensão, lipídios elevados e obesidade. Crianças com peso normal não têm síndrome metabólica. Crianças com sobrepeso têm uma incidência aumentada de diabetes tipo 2 e aumento do risco cardiovascular. Nos países em desenvolvimento, há um aumento no número de crianças com diabetes tipo 2 com mudanças tradicionais no estilo de vida. A incidência de hipertensão arterial é 3 vezes maior em crianças obesas quando comparadas às crianças normais. A hipertensão arterial é um importante fator de risco. A parada respiratória durante o sono também pode ser vista em crianças obesas e isso aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Causas da obesidade em crianças
Fatores como o aumento do consumo de alimentos densos em energia, a diminuição da atividade física e o fácil acesso aos alimentos levaram a um aumento no problema da obesidade. Este problema é agravado pela falta de provisão adequada de alimentos saudáveis e atividade física nas escolas. O excesso de peso pode ser causado por muitos fatores. Estrutura genética, estilo de vida ou uma combinação de ambos são importantes. Em alguns casos, doenças hormonais e medicamentos também podem causar isso. Alguns dos alimentos consumidos podem não conter ingredientes saudáveis e a vida sedentária contribui para isso.
Se eles assistem mais de 4 horas de televisão
Crianças com menos de seis anos passam uma média de 2 horas na frente da televisão. Quando o uso do computador e os videogames são adicionados a isso, isso pode exceder 5 horas. Quando o tempo total excede 4 horas, essas crianças têm maior probabilidade de estar acima do peso. Ter uma televisão no quarto também desempenha um papel
importante no aumento deste tempo.
A Associação Americana de Pediatria recomenda que as crianças com mais de 2 anos não devem passar mais de 1-2 horas na frente de uma tela e que as crianças menores de 2 anos não devem assistir à televisão.
1 hora de exercício por dia é essencial
Muitas crianças não praticam atividade física suficiente. As aulas de educação física nas escolas são conhecidas por fornecer apenas 25-30 minutos de exercício por semana. As diretrizes atuais recomendam que crianças com mais de 2 anos de idade devem fazer pelo menos 60 minutos de exercício moderado por dia.
Se a mãe e/ou o pai estiverem acima do peso
Embora a estrutura genética também esteja intimamente relacionada ao peso, não é o único responsável pelos problemas observados nos últimos anos. Os hábitos alimentares das famílias e os níveis de atividade física também estão intimamente relacionados ao excesso de peso. Um ou ambos os pais estarem acima do peso é outro fator que aumenta o risco.
Problemas causados pela obesidade
Os riscos para a saúde cardiovascular incluem:
• Hipertensão • Disfunção do revestimento vascular • Aumento da rigidez da artéria carótida • Espessamento da massa muscular do ventrículo esquerdo • Aumento do ventrículo esquerdo • Níveis elevados de colesterol
Crianças que estão infelizes por causa do excesso de peso são propensas a hábitos alimentares pouco saudáveis e problemas psicológicos, como anorexia e bulimia. Estas crianças também estão em risco de depressão e abuso de substâncias. Fatores de risco cardiovascular secundários ao sobrepeso ou obesidade na infância podem levar a problemas médicos, como doenças cardíacas, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral na idade adulta. A prevenção do sobrepeso e da obesidade pode prevenir esses problemas no futuro. Crianças com sobrepeso e obesidade podem ter muitos problemas de saúde agora e no futuro. A obesidade em crianças pode causar problemas nos ossos e nas articulações, falta de ar que impede o exercício e esportes, problemas de sono, maturação sexual precoce, problemas no fígado e na vesícula biliar e depressão.







