Atelectasia O que é Atelectasis?
Atelectasia O que é Atelectasis? A atelectasia é uma doença em que a totalidade ou parte do pulmão não consegue passar ar devido a uma obstrução física e, como resultado, o pulmão ou parte do pulmão não pode inflar. Nossos pulmões são compostos por uma traqueia seguida de um sistema brônquico ramificado de tubos e sacos finais chamados alvéolos, onde ocorre a troca gasosa. Quando os brônquios são bloqueados por dentro por tampões de muco, tumores intra- brônquicos e corpos estranhos, ou quando eles são bloqueados pelo exterior pela pressão externa de tumores, vasos aumentados ou linfonodos aumentados, O ar não pode alcançar as partes do pulmão às quais o brônquio está conectado e essas partes não podem participar da respiração. Além disso, atelectasia, para a qual o tabagismo é um risco grave, também pode ocorrer após certas cirurgias e várias doenças torácicas.
Sintomas Quais são os sintomas da atelectasia?
A atelectasia pode não apresentar sintomas, ou pode ser acompanhada por sintomas de doenças associadas ou causais como se segue:
• Falta de ar • Fome de ar • Inalação rápida e superficial • Tosse prolongada • Sibilos
Métodos de diagnóstico
Após um historial médico e exame pormenorizados, o seu médico pode consultar alguns testes, tais como os seguintes, para esclarecer o diagnóstico:
Raio-X pulmonar
Geralmente é o primeiro teste usado para detectar atelectasia.
Tomografia computadorizada (TC)
Ao fornecer imagens detalhadas do pulmão, pode-se determinar qual parte do pulmão é afetada pela atelectasia.
Gás Arterial do Sangue
Este teste verifica a quantidade de oxigênio, dióxido de carbono e vários componentes no sangue e determina o nível de acidez do sangue. É usado para determinar o grau de desconforto respiratório.
Broncoscopia
Permite a detecção de estenose e obstruções no sistema brônquico com uma câmera enviada para as vias aéreas principais e brônquios.
Métodos de tratamento Como é tratada a atelectasia?
O tratamento da atelectasia visa eliminar a condição que causa a atelectasia, se possível. Alguns medicamentos podem ser usados para diluir os tampões de muco, de modo que eles possam ser expelidos pela tosse. Com a fisioterapia respiratória, os tampões de muco podem ser expelidos, a capacidade pulmonar pode ser aumentada e o ar pode entrar nas partes inferiores dos pulmões mais facilmente. Se o seu médico achar que a atelectasia é causada por infecções pulmonares, podem ser utilizados antibióticos apropriados como parte do tratamento. Especialmente na atelectasia que ocorre como complicação pós-operatória, o tratamento pode ser possível fornecendo suporte de oxigênio. A atelectasia causada por um corpo estranho pode ser resolvida removendo o corpo estranho durante a broncoscopia, se possível. Em atelectasias de longo prazo (crônicas) causadas por razões como infecções pulmonares prévias, os focos da doença podem levar a infecções pulmonares recorrentes. Nesses casos, o foco da atelectasia pode ser removido cirurgicamente para tratar a doença e prevenir infecções pulmonares recorrentes no futuro.







