Andropausa O que é Andropausa?
Também conhecida como “menopausa masculina”, andropausa pode ser definida como a combinação de depressão, perda do desejo sexual, disfunção erétil e outros sintomas físicos e emocionais que alguns homens experimentam quando atingem seus 40 anos até os 50 anos. Embora se assemelhe ao período de “menopausa” experimentado por mulheres no nome, há algumas diferenças importantes entre andropausa e menopausa. Quando todas as mulheres passarem pela menopausa após ter alcançado uma determinada idade, o andropause não é uma circunstância experimentada por todos os homens. Com a menopausa, a função reprodutiva dos órgãos reprodutores femininos cessa, enquanto isso pode não ser o caso na andropausa. Por outro lado, embora a menopausa seja causada por alterações no perfil hormonal de uma mulher, os sinais e sintomas denominados andropausa não são necessariamente causados por alterações hormonais; Embora os sintomas da andropausa também possam ocorrer devido a condições de saúde mental, como depressão e várias doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão, alguns homens também podem ter causas hormonais subjacentes a esses sintomas. A andropausa induzida hormonalmente é causada por um declínio relacionado à idade na produção de testosterona aos 50 anos e acima. Em muitos casos, este declínio está associado ao hipogonadismo. A testosterona é um hormônio produzido nos testículos em homens e ovários em mulheres. A testosterona faz mais no corpo do que apenas estimular e nutrir o desejo sexual de um indivíduo. A testosterona desencadeia as mudanças que ocorrem no corpo durante a puberdade, aumenta as habilidades mentais e físicas de um indivíduo, mantém a massa muscular no corpo, regula a resposta instintiva de um indivíduo para lutar ou fugir de emergências ambientais, bem como outros traços evolutivos importantes.
Causas O que causa a Andropausa?
Andropausa pode ter muitas causas, tais como distúrbios sistêmicos, como hipertensão, diabetes, arteriosclerose que ocorrem com o avanço da idade, condições psicológicas, como ansiedade, depressão, crise de meia-idade, tabagismo e uso de álcool, sedentarismo; além disso, As diferenças nos níveis de hormônios sexuais também podem causar andropausa.
Os sinais e sintomas associados com a baixa testosterona não são únicos à baixa testosterona. Eles também podem ser causados por outras condições, como idade, medicação, outras condições médicas ou um índice de massa corporal de 30 ou mais. Antes da puberdade, as pessoas têm baixos níveis de testosterona. Este nível aumenta com o tempo à medida que o indivíduo amadurece sexualmente. A testosterona é o hormônio que desencadeia as mudanças típicas que ocorrem durante a puberdade para os homens, como o crescimento da massa muscular, o crescimento dos pelos do corpo, o aprofundamento da voz e o surgimento da função sexual. No entanto, com o avanço da idade, os níveis de testosterona de um indivíduo normalmente começam a diminuir. Pesquisas médicas indicam que depois que os homens atingem a idade de 30 anos, os níveis de testosterona tendem a diminuir em média 1% ao ano; esse declínio por si só geralmente não é esperado para causar quaisquer sinais ou sintomas. Uma série de condições, como estresse, depressão, ansiedade, falta de sono regular, dieta pouco saudável, falta de exercício regular, consumo excessivo de álcool ou tabagismo podem fazer com que os níveis de testosterona de um indivíduo caiam mais cedo ou mais severamente. Em muitos casos, os sintomas da andropausa não têm nada a ver com hormônios. Fatores de estilo de vida ou problemas psicológicos são frequentemente responsáveis por uma grande proporção desses sinais e sintomas. No entanto, os sinais e sintomas da andropausa também podem se desenvolver como resultado do hipogonadismo, onde os testículos produzem pouco ou nenhum hormônio.
Quais são as complicações da andropausa?
Flutuações repentinas nos hormônios sexuais podem causar inchaço e sensibilidade nos seios, bem como uma diminuição no tamanho dos testículos, perda de pêlos e ondas de calor. Em alguns estudos, baixos níveis de testosterona têm sido associados com osteoporose, uma condição na qual os ossos se tornam fracos e frágeis. No entanto, estes são sinais e sintomas muito raros. Esses sintomas normalmente ocorrem em homens da mesma idade que mulheres na menopausa.
Como prevenir a andropausa?
Andropause é um efeito natural do envelhecimento em circunstâncias normais. Escolhas de vida saudáveis, boa nutrição, evitar álcool e tabagismo, exercício regular e sono regular podem atrasar ou impedir que um indivíduo desenvolva sintomas semelhantes aos da andropausa.
Sintomas Quais são os sintomas de Andropausa?
Em muitos casos, níveis mais baixos de testosterona não causam sinais e sintomas. Contudo, o andropause pode causar problemas físicos, sexuais e psicológicos em alguns indivíduos. Estes problemas podem tornar-se mais severos com o avanço da idade. Os sinais e sintomas mais comuns da andropausa incluem:- Depressão ou tristeza
• Baixa energia • Disfunção erétil • Desenvolvimento de ginecomastia ou mama • Diminuição da massa muscular e sentimentos de fraqueza física • Diminuição da densidade óssea • Perda de autoconfiança • Infertilidade • Dificuldade de concentração • Diminuição da libido • Motivação diminuída • Insônia ou dificuldade para dormir • Há um aumento na gordura corporal.
Métodos de diagnóstico Como diagnosticar a andropausa
Para diagnosticar Andropausa, o médico primeiro realiza um exame físico e tem como objetivo aprender sobre o histórico de saúde do paciente fazendo várias perguntas. O maior obstáculo no tratamento de Andropausa pode ser a incapacidade do indivíduo para falar com seu médico sobre seus sintomas. Em alguns casos, os indivíduos podem ser muito tímidos para discutir questões sexuais com seu médico. Por esta razão, o paciente deve discutir todos os sintomas que observa com o médico durante este exame e compartilhar informações sobre outras condições ou doenças que possam ter. O médico pode tirar uma amostra do sangue do indivíduo e enviá-lo para o laboratório para testar o nível de testosterona do indivíduo. Um diagnóstico do hipogonadismo de início tardio pode também ser feito com base nos sintomas e nos resultados dos exames de sangue usados para medir o nível de testosterona do indivíduo.
Métodos de tratamento Como o Andropause passa?
A andropausa
Se causada por uma condição de envelhecimento, não desaparece sozinha e os sinais e sintomas podem se tornar mais graves com o tempo. Se a queda nos níveis de testosterona é devido a outras causas médicas, abordar os problemas subjacentes pode levar a uma resolução da condição.
Como é tratado o Andropause?
Muitos indivíduos podem controlar os sinais e os sintomas do andropause, possivelmente sem tratamento, contanto que a circunstância não lhes causa dificuldades sérias ou interrompe sua vida. O tipo mais comum de tratamento para os sintomas da andropausa é fazer escolhas de estilo de vida mais saudáveis, como se exercitar regularmente, comer uma dieta saudável, reduzir o estresse e dormir o suficiente. Estes hábitos de estilo de vida podem melhorar a qualidade de vida e beneficiar todos os indivíduos. Os homens que experimentam sintomas do andropause podem ver uma mudança dramática em sua saúde total após ter adotado estes hábitos. Em condições psicológicas como depressão e ansiedade, a medicação, terapia cognitivo- comportamental e mudanças de estilo de vida sob a supervisão de um médico podem ser eficazes. Se os resultados dos exames de sangue realizados durante o processo de diagnóstico mostrarem que o indivíduo tem deficiência de testosterona, ele pode ser encaminhado para um endocrinologista especializado em problemas hormonais. Se o especialista confirmar esse diagnóstico, ele pode recomendar terapia de reposição de testosterona para corrigir a deficiência hormonal e aliviar os sintomas do indivíduo. A terapia de reposição de testosterona pode assumir a forma de comprimidos, adesivos, géis, implantes ou injeções.
Mudanças de estilo de vida e cuidados em casa para Andropause
É normal para quase todos experimentar um declínio nos níveis de testosterona com o avanço da idade. Para a maioria dos homens, os sintomas podem ser tratados sem tratamento. Se os sintomas interferirem na qualidade de vida, deve-se consultar um médico. Um médico pode fazer recomendações para ajudá-lo a gerenciar ou tratar os sinais e sintomas da condição. No entanto, recomendações de estilo de vida saudável são uma das soluções mais importantes para a andropausa.







