A sua constipação é crónica?
A sua constipação é crónica? Suspeita-se de constipação crônica se as fezes forem pouco frequentes, menos de três vezes por semana. Diferentes métodos podem ser usados para diagnosticar a constipação, que pode ocorrer por diferentes razões em homens e mulheres.
O que causa a constipação?
Alguns critérios de definição, conhecidos como os critérios de Roma, foram desenvolvidos e continuam a ser desenvolvidos para eliminar inconsistências na definição de constipação. Assim, o diagnóstico de constipação crônica é confirmado se pelo menos dois dos critérios de defecação duas ou menos vezes por semana, esforço excessivo, fezes duras ou sólidas e uma sensação de esvaziamento incompleto estiverem presentes por mais de três meses. No entanto, o paciente não deve ter SII (síndrome do intestino irritável) e não deve estar usando laxantes. A sensação de estar preso e a definição do exame retal digital (ejaculação assistida por dedos/ ejaculação ao redor do canal anal ou pela aplicação de pressão da vagina), especialmente expressa por pacientes do sexo feminino, também é um sintoma comum, especialmente na constipação devido à Rectocele (hérnia intestinal). Dor abdominal e freqüentes idas ao banheiro devido a esvaziamento incompleto e fácil são outras queixas causadas pela constipação crônica.
Causas da constipação
A constipação é realmente uma consequência, não uma doença. É geralmente descrito como fezes muito duras, incapacidade de passar as fezes em intervalos regulares e dificuldade na passagem das fezes. O funcionamento inadequado dos intestinos devido a razões como nutrição sem polpa, consumo insuficiente de água, hábitos intestinais mal- aprendidos e inatividade podem levar à constipação.
Se você tem essas doenças
Também pode se desenvolver em doenças neurológicas, como a doença de Parkinson, esclerose múltipla e doença de Alzheimer que danificam a medula espinhal. Além disso, algumas doenças como diabetes e hipertireoidismo que envolvem os nervos; condições como excesso de cálcio e gravidez, bem como alguns medicamentos podem causar o mesmo problema.
Antes do tratamento da constipação
• Em pessoas com achados de exame normais e sem fatores de risco, apenas recomendações nutricionais e cronobiológicas (o ramo da ciência que examina o ritmo biológico) são oferecidas quando a constipação é causada por razões como dieta livre de polpa e inatividade.
• Em pessoas com constipação que não pode ser explicada pelo estilo de vida, se houver outros problemas como dor abdominal e perda de peso, investigações adicionais, como colonoscopia, podem ser necessárias para o diagnóstico.
• Embora menos comum, a constipação também pode se desenvolver em doenças mais graves, como doença diverticular (diverticulose colônica) e câncer de cólon. Na ausência de uma patologia orgânica, testes avançados como monametria anorretal, defecografia, medidas do tempo de trânsito colônico e teste de expulsão de balão podem ajudar a diagnosticar essa condição complexa.







