A gagueira em crianças pode ser tratada
A gagueira em crianças pode ser tratada Atitudes perfeccionistas dos pais em relação à criança, situações que criam insegurança na criança, como mudar para uma nova casa, ter um irmão pode desempenhar um papel na gagueira infantil.
Não deixe a gagueira ser o destino do seu filho
A fluência da fala de algumas pessoas pode ser prejudicada de várias maneiras, seja congênita ou tardiamente na vida. Esta condição, que pode ocorrer na infância ou na idade adulta, pode ser causada por razões ambientais, de desenvolvimento e psicológicas, bem como uma predisposição estrutural.
Por que a gagueira acontece?
Estudos sobre as causas da gagueira mostram que, se houver uma pessoa que gagueja na família, aumenta a probabilidade de gagueira em outros membros no futuro. Se a pessoa tiver uma gagueira estruturalmente codificada, ela pode ser desencadeada de qualquer forma e pode ocorrer gagueira. A gagueira também pode ocorrer na idade adulta. Estudos sobre a relação entre distúrbios neurogênicos e gagueira mostram que a gagueira pode se desenvolver após um trauma na cabeça, por exemplo. No entanto, recentemente, acredita- se que há uma predisposição estrutural e que fatores ambientais, de desenvolvimento e psicológicos são adicionados em cima disso. Na gagueira infantil, as atitudes perfeccionistas dos pais em relação à criança, o uso de linguagem complexa que não é apropriada para a idade da criança, pressão de tempo sobre a fala da criança, fala rápida dos pais, mudança para uma nova casa, situações que criam insegurança na criança, como ter um irmão pode desempenhar um papel.
Como a gagueira se desenvolve nas crianças?
Na primeira infância, as disfluências normais são vistas como parte do desenvolvimento da linguagem. Esta condição, que é chamada de gagueira do desenvolvimento e pode ser vista com mais frequência entre as idades de 2-4, pode ser na forma de repetição de palavras, repetição parcial de palavras, repetição de palavras monossilábicas, inserção de palavras ou sons sem sentido, ou fazer correções. Conforme a idade progride, as repetições de palavras silábicas e monossilábicas diminuem, enquanto correções ou interjeições podem continuar. Se ocorrer o oposto e a ‘gagueira tipo bloco’, que é definida como a cessação do fluxo de ar e movimento articulatório, se houver prolongamentos vocais muito longos, se forem observados comportamentos secundários que acompanham a gagueira e se houver uma predisposição genética na família, é importante procurar consultoria de um especialista em fala e linguagem terapeuta durante este período.
Quando devo começar o tratamento da gagueira?
No estágio inicial da gagueira, os comportamentos da criança para evitar a gagueira ou seus/ seus esforços para se livrar dela depois da gagueira podem não ser notados muito. Mesmo que a criança tenha consciência e sentimentos negativos sobre gagueira, intervir em um estágio inicial fornece resultados mais bem sucedidos, uma vez que a criança ainda não os sente profundamente.
Que tipo de exercícios de gagueira são praticados?
Técnicas orientadas para a fluência são mais utilizadas no tratamento da gagueira. Além de métodos como alterar o tempo da fala e reduzir a tensão física durante a fala, Estudos recentes têm mostrado que algumas técnicas de terapia que aumentam a atitude da pessoa em relação à comunicação e reduzem os efeitos negativos da gagueira em sua/ sua vida também proporcionam melhores resultados. Embora o tratamento da gagueira seja o tema da terapia da fala e da linguagem, Recomenda-se que as pessoas também recebam apoio de disciplinas de psicologia e aconselhamento psicológico, uma vez que a gagueira causa desgaste psicológico devido a fatores pessoais e ambientais.
Quanto tempo dura o tratamento da gagueira?
O processo e a taxa de sucesso na terapia da gagueira podem variar de pessoa para pessoa com fatores como a consciência da pessoa sobre a gagueira, emoções, desejo e motivação em direção à terapia, abordagem familiar e expectativas. Durante o processo de tratamento, as famílias devem olhar para os olhos da criança, não a sua/sua boca, quando ele/ela gagueja, ouvir pacientemente, não fazer perguntas para que ele/ela não sinta pressão e não tente completar a palavra ou frase usando uma linguagem simples. Tendo em mente que o tratamento da gagueira é um processo, recomenda-se confortar a criança com contato físico, deixando claro que eles estão com a criança quando ele/ ela está preso. Ressalta-se que a pessoa que irá aplicar o tratamento da gagueira deve ser um fonoaudiólogo.
O que a gagueira na idade adulta indica?
Em adultos, a gagueira pode ser adquirida após doenças neurogênicas ou distúrbios como doenças cerebrovasculares, traumas de cabeça, doenças neurodegenerativas, tumores, epilepsia e demência. Portanto, os achados neurogênicos na gagueira adquirida devem ser definitivamente investigados.







