7 precauções para uma gravidez saudável
7 precauções para uma gravidez saudável Existem muitos fatores que afetam a gravidez. Alguns fatores podem colocar a gravidez em risco devido aos maus hábitos da gestante. Tome estas precauções para garantir uma gravidez saudável.
Comece a tomar estas precauções antes de engravidar
Embora a gravidez seja um processo fisiologicamente definido, muitas mudanças ocorrem no corpo. Em aproximadamente 5-20 por cento das mulheres grávidas, podem ocorrer condições graves que ameaçam a vida da mãe e/ ou do bebê. Por exemplo, um aumento na pressão arterial durante a gravidez e consequente parto prematuro ou retardo de desenvolvimento no bebê são dois desses. Com exames e testes detalhados, quaisquer condições adversas que possam se desenvolver durante a gravidez podem ser detectadas em um estágio inicial. Para uma gravidez saudável, a mulher deve consultar um médico com 3 meses de antecedência. Neste processo, muitos problemas de saúde que podem representar um risco para a gestante, como diabetes e pressão arterial, são investigados e o tratamento é iniciado se necessário. Além disso, a vacinação contra rubéola pode ser administrada se necessário e a suplementação com ácido fólico é iniciada. Tudo isso pode ajudar a evitar perigos que podem ameaçar a vida do bebê e da mãe durante a gravidez.
1. Baixo peso e excesso de peso são perigosos
O índice de massa corporal da futura mãe (peso dividido pelo quadrado de sua altura) é considerado abaixo do peso se estiver abaixo de 20 e acima do peso (sobrepeso) se estiver acima de 35. Em ambos os casos, problemas significativos podem se desenvolver em termos de saúde materna e infantil. Por esta razão, é muito importante que você alcance seu peso ideal depois de decidir engravidar e que tenha uma dieta equilibrada para preencher os estoques de minerais, vitaminas e proteínas do seu corpo. Para uma gravidez saudável, ganhe peso de acordo com o seu índice de massa corporal. Por exemplo, recomenda-se ganhar 12-14 quilos se você estiver abaixo do peso e 4-7 kg se estiver acima do peso. 7 precauções para uma
2. Infecções durante a gravidez prejudicam o bebê
Infecções durante a gravidez, como rubéola, toxoplasmose e varicela, podem levar a infecções e anomalias no bebê. Portanto, se você não é imune à saúde
Além disso, como a gripe pode ser grave durante a gravidez, vacine-se a tempo. Não se preocupe com o tratamento. Além disso, as infecções do trato urinário também podem
afetar os rins em pouco tempo e causar infecções renais. Se as bactérias são observadas no exame de urina e há crescimento na cultura, se você tiver queixas como queimação durante a micção, consulte o seu médico.
3. Mesmo se você não tiver pressão alta
A hipertensão pode se desenvolver, especialmente após a 20ª semana, mesmo que não houvesse hipertensão antes da gravidez. Isso pode colocar em risco a vida do bebê e da mãe. Se você tiver queixas como dor de cabeça severa durante a gravidez, ganho de peso rápido em um curto período de tempo, olhos esvoaçantes, consulte um médico imediatamente.
4. Você pode estar predisposto a diabetes
A diabetes pode levar ao aborto espontâneo, anomalias congênitas e parto prematuro. Para uma gravidez saudável, consulte seu médico se você tiver diabetes. Lembre-se de que você deve engravidar quando o nível de glicose no sangue e a HbA1C forem ótimos. Você também pode desenvolver uma predisposição para o diabetes durante a gravidez e desenvolver diabetes gestacional. Portanto, você deve comer uma dieta equilibrada, prestar atenção ao ganho de peso e fazer um teste de carregamento de açúcar de triagem conforme recomendado pelo seu médico.
5. É por isso que você deve se exercitar durante a gravidez
A gravidez aumenta sua suscetibilidade a coágulos sanguíneos. Se você tiver inchaço unilateral, calor, vermelhidão ou dor nas pernas, esteja ciente de que isso pode causar uma embolia, o que pode até colocar em risco sua vida. Para uma gravidez saudável, não fique de pé por longos períodos de tempo, exercite-se diariamente e mantenha-se hidratado. Se você tiver varizes, use meias de compressão. Não se sente por longos períodos de tempo em longas viagens, tome cuidado para caminhar a cada 2 horas.
6. Diga adeus ao fumo e álcool
Fumar durante a gravidez pode causar restrição de crescimento no bebê, bem como o risco de parto prematuro. A perda fetal súbita ou a separação prematura da placenta também são mais comuns em mulheres grávidas que fumam. As mulheres que consomem álcool durante a gravidez podem desenvolver uma condição típica chamada síndrome do álcool fetal, que restringe o crescimento do bebê e tem um impacto negativo no desenvolvimento cerebral. Portanto, para uma gravidez saudável, pare de fumar e beba álcool.
7. Consulte sempre o seu médico antes de tomar medicação
Muitos medicamentos que parecem inocentes para você podem causar anormalidades no bebê durante a gravidez. Portanto, se você não teve o seu período mesmo que o período menstrual esperado tenha chegado, certifique-se de consultar o seu médico sobre qualquer medicação que esteja tomando. Se houver alguma dúvida sobre a data do seu período e um exame radiológico for solicitado, nunca negligencie em compartilhar isso com o seu médico. 7 precauções para uma







