7 erros enquanto se bronzeia
7 erros enquanto se bronzeia Os efeitos negativos dos raios solares sobre a nossa pele são um fato conhecido. No entanto, muitas vezes assumimos esses riscos nos consolando para nos bronzearmos um pouco.
Equívocos sobre banhos de sol
Há muitas reivindicações sobre a proteção solar, especialmente durante os meses de verão. Crenças como “Os efeitos nocivos são menores se você sair ao sol em determinados momentos”, “Pessoas que não são de pele muito clara têm um menor risco de câncer?” “Os raios solares são perigosos apenas no verão?” pode impedir a proteção adequada do sol e aumentar o risco de câncer de pele. Aqui estão os erros que sabemos corretamente sobre banhos de sol…
1- “Os raios do sol são perigosos entre as 10.00 e as 14.00” Errado, porque
: Embora se pense que os raios do sol não são prejudiciais nas horas da tarde quando eles não vêm abruptamente, isso não é verdade. Porque os raios UVB, que são responsáveis por 75-80% das queimaduras solares, intensificam-se ao meio-dia, enquanto o UVA, responsável por 20-25% das queimaduras solares, vem com a mesma intensidade em todas as horas do dia. Por esta razão, os raios solares representam um risco significativo para o câncer de pele nos meses de verão, quando os dias são longos. Portanto, é importante tornar um hábito usar creme protetor a cada duas horas, pois o sol também pode representar perigo em horas em que seus raios não são perpendiculares.
2- “Aqueles com pele escura não precisam de proteção” Errado, porque:
Pessoas com pele mais escura têm mais pigmentos de melanina em sua pele. Embora esses pigmentos protejam a pele formando uma barreira contra a luz solar, isso não é suficiente. Portanto, as pessoas com pele escura devem ter o cuidado de usar um protetor solar com um fator de pelo menos 30 contra o câncer de pele e envelhecimento.
3- “Proteja o rosto e bronzeie os braços e as pernas” Errado, porque:
Ao contrário da crença popular, os cânceres de pele chamados melanoma maligno são mais comuns em mulheres, especialmente na área das pernas e panturrilha onde o sol é intenso. Por esta razão, é benéfico usar um protetor solar de amplo espectro em todas as áreas expostas ao sol, exceto no rosto mais sensível.
4- “Sentar-se à sombra é o suficiente para proteger do sol”
Errado, porque:Sentar-se à sombra ou sob um grande guarda-chuva sem estar diretamente ao sol não é suficiente para bloquear os raios do sol. Deve ser lembrado que 80 por cento dos raios solares também podem passar através das nuvens e, portanto, podem ser prejudiciais mesmo em tempo nublado. Como a água ou areia da piscina também reflete os raios UV, os efeitos negativos do sol continuam. Por esta razão, é necessário não estar fora mesmo na sombra ao meio-dia durante os meses de verão.
5- “Banhos de sol cura acne” Errado, porque
: Inicialmente, pensa-se que o sol cura a acne porque a vermelhidão da acne é mascarada pelo escurecimento da cor da pele. No entanto, o oposto dessa situação, que é uma espécie de ilusão, ocorre. Como os raios solares causam perda de água e umidade da pele, a barreira da pele se deteriora e ocorre secura. Como a pele tem que secretar mais óleo para tolerar essa secura e reparar a barreira da pele, as glândulas sebáceas aumentam. Isso leva a um aumento da acne, manchas e cicatrizes.
6- “Se você usar protetor solar durante todo o ano, você pode fazer sem proteção em férias”
Errado, porque: usar produtos de proteção solar do fator 30 ou acima ao longo do ano é uma das medidas mais eficazes contra danos UV. No entanto, ficar longe dessa abordagem mesmo que por uma semana pode fazer com que o ano inteiro seja desperdiçado. Isto é porque as células da pele produzem a quantidade necessária de melanina para se proteger da exposição diária à luz solar. No entanto, quando expostas ao sol de forma intensiva, mesmo intermitentemente nos meses de verão, as células da pele são incapazes de se proteger contra os raios UV intensos além das taxas que estão acostumadas. O dano resultante do DNA leva a rugas e um risco aumentado de melanoma maligno e carcinoma basocelular.
7- “Você pode tomar sol por um longo tempo com protetores de alto fator de proteção” Errado, porque:
Embora os filtros solares reflitam e espalhem a maioria dos raios ultravioletas e impeçam que sejam absorvidos pela pele, infelizmente não podem impedir todos eles. Estudos têm demonstrado que ficar no sol por um longo tempo com a confiança criada pelos filtros solares provoca um aumento nos cânceres de pele. Para isso Por isso, os filtros solares não devem ser vistos como a única e suficiente opção para prevenção do câncer. Usar camisas e calças de mangas compridas é o melhor método de proteção solar. Também é necessário usar um chapéu que cubra as orelhas e o pescoço e use óculos escuros. Outro hábito importante é seguir sua sombra. Se a sua sombra for mais curta do que você, os raios solares estão vindo abruptamente e são prejudiciais. Neste caso, você deve se mover para um lugar com sombra ou dentro de casa.







