5 doenças em bebês prematuros
Bebês prematuros, que nascem antes da semana normal, podem enfrentar muitos problemas porque seu desenvolvimento de órgãos não está completo. Aqui estão 5 distúrbios vistos em bebês prematuros…
O que é prematuridade?
Graças aos avanços da medicina nos últimos 30 anos, os bebês nascidos antes do período normal de gestação serem concluídos têm uma chance maior de sobrevivência. No entanto, esses bebês, que nascem antes das 37 semanas e são chamados de prematuros, podem inevitavelmente enfrentar alguns problemas de saúde, uma vez que o desenvolvimento de seus órgãos não está completo.
Como um bebê prematuro nasce?
Normalmente, o período médio de gestação é entre 38-42 semanas, mas se o bebê nasce antes das 37 semanas, é um parto prematuro. Na Turquia, um em cada 10 bebês nasce prematuramente. Quanto mais cedo o bebê nasce, mais problemas ele enfrenta. Vários problemas de saúde, como o desenvolvimento incompleto de órgãos, insuficiência respiratória, problemas oculares e auditivos e retardo de crescimento podem ser vistos. Aqui estão 5 problemas importantes que os bebês prematuros podem enfrentar…
1. RDS (insuficiência respiratória)
Bebês nascidos com pulmões imaturos podem desenvolver SDR, também conhecida como insuficiência respiratória. A insuficiência respiratória pode ser tratada com medicação e suporte respiratório.
2. Retinopatia de prematuridade (doença ocular)
Problemas de visão chamados ROP também são freqüentemente encontrados em partos prematuros. A retinopatia da prematuridade, que é um dos problemas que requerem acompanhamento, é especialmente observada em bebês nascidos antes de 32 semanas ou menos de 1500 gramas. Os bebês em risco de retinopatia da prematuridade podem ser diagnosticados com um exame oftalmológico 4 semanas após o nascimento. Se houver, o método de tratamento é decidido de acordo com o estágio da doença. Problemas avançados de visão são tratados com cirurgia.
3. Distúrbios do desenvolvimento cerebral
Os distúrbios do desenvolvimento cerebral que podem ocorrer em bebês prematuros incluem hemorragia cerebral e leucomalácia periventricular. A leucomalácia periventricular é causada por danos nos tecidos cerebrais que cercam as cavidades cheias de líquido chamadas ventrículos, que geralmente são encontrados em bebês prematuros. Os vasos ao redor dos ventrículos vazam ou se rompem, causando danos cerebrais. Em caso de qualquer um desses distúrbios do desenvolvimento cerebral, o bebê deve ser acompanhado e tratado por uma equipe composta por um bom neurologista pediátrico, fisioterapeuta e fisioterapeuta para evitar danos permanentes.
4. Atraso no crescimento e desenvolvimento
Os bebês prematuros podem não atingir a altura e o peso de seus pares até a idade de 3 anos. Os bebês que permanecem em cuidados intensivos por muito tempo exigem mais acompanhamento e apoio, pois seu desenvolvimento é mais difícil. O atraso no crescimento pode ocorrer nesses bebês, onde a deficiência de vitaminas e minerais e anemia se desenvolvem mais facilmente. Portanto, os bebês prematuros devem ser examinados com mais frequência do que os bebês a termo.
5. Problemas auditivos
Os bebês prematuros podem sofrer perda auditiva devido à permanência na unidade de terapia intensiva, parto prematuro e aos tratamentos que recebem. Os primeiros testes auditivos desempenham um papel importante no tratamento da perda auditiva. Um teste auditivo chamado BERA é especialmente recomendado para bebês nascidos antes da 36ª semana ou menos de 1500 gramas, bebês que permanecem em cuidados intensivos por mais de 2 dias, bebês com perda auditiva hereditária na família e bebês de mães que tiveram doenças graves durante a gravidez.
O apoio às mães de bebês prematuros é importante
Durante a hospitalização após o nascimento, é importante que o bebê prematuro seja amamentado. O leite materno é um importante suporte no processo de recuperação do bebê. É de grande importância para a mãe manter o moral elevado durante esse processo. Como as famílias podem ter que lidar com problemas de saúde, como danos pulmonares crônicos devido ao parto prematuro chamado morbidade, defeitos visuais permanentes e incapacidade, recomenda-se que elas recebam apoio psicológico durante esse processo. Após deixar o hospital, os bebês prematuros devem ser acompanhados regularmente para problemas oculares, auditivos e neurológicos. Deve-se ter em mente que o cronograma de
vacinação dos bebês prematuros é diferente dos outros bebês.







