10 erros ao se proteger do sol
10 erros ao se proteger do sol Os erros que cometemos em nome da proteção solar podem causar doenças importantes, como o câncer de pele.
Proteja-se do sol assim
“Sento-me à sombra, estou protegida do sol…”, “apliquei um produto com um elevado fator de proteção na minha pele, que me protege ao longo do dia…”, “usei um protetor solar, não preciso tomar mais precauções…” Estes são apenas alguns dos métodos de “proteção defeituosa” do sol que ouvimos falar com frequência, especialmente no verão. Todos conhecemos os efeitos nocivos do sol e tentamos tomar as precauções necessárias para proteger a nossa pele. No entanto, podemos cometer grandes erros ao tentar nos proteger do sol, seja por causa da desinformação que ouvimos de nosso ambiente ou porque não estamos suficientemente informados. O custo de nossos métodos errados da proteção pode ser pesado, tal como a revelação dos cancros de pele. Podemos listar os erros que cometemos com frequência enquanto nos protegemos do sol e dos corretos da seguinte forma…
1. Mito: Posso aplicar protetor solar quando saio de casa Fato:
Você deve aplicar protetor solar em casa cerca de 30 minutos antes de sair ao sol, não fora. Porque os produtos de proteção solar só são absorvidos pela pele durante esse tempo e ficam prontos para trabalhar. Você deve aplicar produtos de proteção solar em sua pele em uma camada e distribuí-los uniformemente. 10 erros ao se
2. Mito: Basta uma aplicação de protetor solar Fato:
Ao contrário da crença popular, aplicar protetor solar uma vez não é suficiente para protegê-lo do sol durante todo o dia. Por esta razão, você deve repetir o processo de aplicação do creme a cada 2 horas durante os meses de verão. Depois de ir ao mar ou piscina ou se você suar excessivamente, você deve repetir este processo sem esperar.
3. Mito: Maior fator de proteção é melhor Fato:
O FPS 30 é suficiente para fornecer proteção ideal. Usar o FPS 70 ou 100 uma vez não irá protegê-lo do sol durante todo o dia. Fatores de proteção mais altos protegem mais do sol, mas não necessariamente por mais tempo. Um protetor SPF 30 protege 90% dos raios solares, enquanto um SPF 70 protege 98%. Esta é uma diferença que muitas vezes pode ser negligenciada. O importante aqui é repetir o processo de aplicação de protetor solar na pele aproximadamente a cada 2 horas durante o dia. Em outras palavras, um protetor
solar de fator 30 aplicado a cada 2 horas é mais eficaz do que um protetor solar de fator 100 aplicado apenas uma vez. 10 erros ao se
4. Mito: Tenho protetor solar para passar o dia inteiro no sol Fato:
Os cremes protetores solares não podem protegê-lo 100% dos efeitos nocivos do sol. Por isso, além de usar chapéus, óculos escuros e roupas de proteção, você deve continuar o hábito de evitar estar ao ar livre durante as horas de pico da luz solar.
5. Mito: Eu coloco o creme no meu torso e rosto, estou protegido do sol Fato:
Ao aplicar protetores solares, é fácil perder os braços internos, as bordas do couro cabeludo, o topo do nariz, pálpebras, orelhas, nuca e a parte superior dos pés. As áreas abertas no couro cabeludo causadas pela queda de cabelo também devem ser cobertas com um creme protetor. Você também deve se certificar de proteger seus lábios com um creme protetor especialmente projetado para esta área.
6. Mito: Posso usar os meus cremes solares das estações anteriores Fato:
Ao comprar cremes solares, não se esqueça de prestar atenção às datas de validade neles. Os ingredientes ativos nos cremes podem ser menos eficazes ou desaparecer após a data de validade.
7. Mito: Posso me proteger do sol com qualquer protetor solar Fato:
Tome cuidado para escolher o produto de acordo com seu tipo de pele. Um conservante que não é adequado para a sua pele pode desencorajá-lo de usá-lo. Escolher um produto que se adapte ao seu tipo de pele fará com que você se sinta confortável e incentivado a usar o creme. Deve escolher um dos cremes solares especialmente preparados para si, reconhecendo o seu tipo de pele como acne, oleosa, seca ou sensível.
8. Mito: Eu posso usar o mesmo protetor solar no meu filho que uso em mim mesma Fato:
A FDA (Food and Drug Administration) dos EUA não recomenda o uso de protetor solar para bebês com menos de 6 meses de idade. Bebês e crianças com mais de 6 meses devem usar filtros solares especialmente produzidos, adequados para a estrutura delicada da pele dessa faixa etária. Especialmente na praia, você deve vesti-los com roupas especialmente projetadas para filtrar os raios solares, aplicar os cremes mencionados acima apenas em áreas expostas e evitar usá-los ao redor dos olhos. Também é muito importante certificar-se de que eles usam óculos escuros e um chapéu.
9. Mito: É suficiente usar filtros solares que filtram os raios UVB Fato:
Embora os raios UVB sejam principalmente responsáveis por queimaduras solares na pele, é muito importante proteger a pele dos raios UVA que causam o envelhecimento da pele e suprimem o sistema imunológico. Portanto, ao escolher seu protetor solar, seria mais apropriado escolher produtos de “amplo espectro” que filtrem os raios UVA e UVB.
10. Mito: Sento-me à sombra, protegido do sol Fato:
Estar sob um guarda-chuva ou na sombra não protege completamente dos raios UV. Por esta razão, você nunca deve negligenciar o uso de produtos de proteção solar, mesmo se estiver na sombra. 10 erros ao se







