Faça o teste para diabetes gestacional
O diabetes gestacional, onde o excesso de peso representa um risco, prejudica tanto o bebê quanto a mãe. Preste atenção ao controle do açúcar no sangue durante a gravidez.
O que é diabetes gestacional?
Hoje em dia, o diabetes é uma das doenças mais comuns na sociedade, assim como as doenças cardiovasculares. Enquanto o diabetes tipo 1 é tratado com insulina, o diabetes tipo 2 é tratado com medicação, dieta e exercício. No entanto, também há diabetes que ocorre durante a gravidez, o que pode prejudicar tanto a mãe quanto o bebê. O diabetes gestacional, chamado ‘diabetes gestacional’, pode fazer com que o bebê nasça pesando 4,5-5,5 kg, danos permanentes aos órgãos internos, quedas excessivas de açúcar no sangue ao nascer e outros problemas metabólicos.
O excesso de peso causa diabetes gestacional
Para evitar os riscos de diabetes gestacional, as mulheres grávidas com excesso de peso são especialmente aconselhadas a perder peso antes de engravidar. Aqueles que engravidam com o peso ideal correm menos risco, mas o risco de diabetes gestacional aumenta se ganharem muito peso durante a gravidez. Aqueles que são diagnosticados com diabetes gestacional recebem uma dieta apropriada para o seu índice de massa corporal e não devem ganhar excesso de peso. É muito difícil controlar a diabetes sem o apoio de um nutricionista e dieta. Se a dieta não for suficiente, o tratamento com insulina pode ser iniciado.
Deve ser testado para açúcar durante a gravidez
O diabetes gestacional ocorre quando a tolerância à glicose de uma mulher se deteriora após engravidar ou quando as alterações hormonais aumentam sua suscetibilidade ao diabetes. Todas as mulheres são recomendadas para fazer um teste de carregamento de açúcar entre 24-28 semanas de gravidez.
O uso de medicamentos para diabetes é prejudicial?
Se a dieta e o exercício não conseguirem controlar os açúcares no sangue, a terapia com insulina é preferida. Embora existam estudos que relatam que as pílulas de açúcar com o ingrediente ativo metformina são seguras em mulheres grávidas, a maioria das pílulas de açúcar não é preferida porque seu uso durante a gravidez não é considerado seguro. O que é importante aqui é que as mulheres que têm
Diabetes antes da gravidez e uso de pílulas deve parar de tomá-los assim que eles percebem que estão grávidas e controlar seus níveis de açúcar com insulina e dieta. Neste caso, a medicação deve ser interrompida sob a supervisão de um médico.
O açúcar no sangue da mãe pode fazer o bebê ganhar peso
A diabetes gestacional é mais comum em pessoas com mais de 35 anos e naqueles que ganham excesso de peso durante a gravidez. Neste caso, a tolerância à glicose prejudicada e os níveis elevados de açúcar no sangue na mãe podem levar a bebês grandes, atraso no desenvolvimento pulmonar, espessamento das paredes do coração, às vezes aumento do coração e hipoglicemia após o nascimento, que pode causar quedas excessivas no açúcar no sangue e problemas respiratórios. Quando o açúcar no sangue do bebê cai muito baixo, é necessária uma intervenção imediata. Para evitar que o bebê tenha esses problemas, os níveis de açúcar no sangue da mãe em jejum e pós-prandial devem ser monitorados regularmente durante a gravidez.
A diabetes gestacional desaparece?
A diabetes gestacional geralmente se resolve após o parto, mas nem sempre completamente. O controle de peso através da nutrição, medicação e recomendações de exercícios são importantes para trazer os níveis de açúcar no sangue de volta aos limites normais. As pessoas com diabetes gestacional são informadas de que o risco de desenvolver diabetes mais tarde na vida é maior do que em indivíduos normais e são lembradas de que devem ter seu açúcar no sangue verificado ao longo de suas vidas.